Fabricantes vão alterar vacina contra aftosa, a pedido do agronegócio
Ilustração/Reprodução
Fabricantes vão alterar a composição e a dose de vacina contra a febre aftosa no Brasil, a pedido da cadeia produtiva de carne. As mudanças devem começar em agosto e serão concluídas até novembro de 2018, em três etapas. A medida foi solicitada depois que o Ministério da Agricultura atribuiu aos abcessos na carne causados pela vacina a suspensão da importação do produto pelos Estados Unidos.
A partir do mês que vem, a vacina será fabricada bivalente (vírus O 1 e A24) com a retirada do vírus C, já erradicado do Brasil. A partir de maio, a dose cairá dos 5 mililitros (ml) atuais para 2 ml. Depois, será retirado do produto o adjuvante saponina, para a campanha de vacinação de novembro de 2018.
O agronegócio alega que a saponina gera "exacerbada irritação no local da aplicação, que se agrava até casos de edema e severa reação inflamatória, com consequente ocorrência de abscessos [nódulo inchado cheio de pus]". Esses abcessos foram um dos motivos de suspensão das importações anunciadas em junho pelos EUA. (Com Agência Brasil)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 24 Julho 2017 às 18:00 - em: Principal