Escritor de MS é um dos vencedores do Prêmio Literário da Biblioteca Nacional

SM para o www.MarcoEusebio.com.br
Escritor de MS é um dos vencedores do Prêmio Literário da Biblioteca Nacional
Sérgio Medeiros, vencedor vencedor na categoria poesia do Prêmio Literário da Biblioteca Nacional de 2017
Com o livro "A idolatria poética ou a febre de imagens" (Editora Iluminuras - SP), o escritor sul-mato-grossense Sérgio Medeiros foi o vencedor na categoria poesia do Prêmio Literário da Biblioteca Nacional de 2017. Os ganhadores das nove categorias levam R$ 30 mil cada e foram anunciados na noite anterior, na sede da biblioteca, no Rio de Janeiro, em evento com a presença do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.
 
Nascido em Bela Vista, onde viveu até a adolescência, Sérgio Medeiros morou em Campo Grande, onde cursou Letras na antiga FUCMT (atual UCDB) e parte do curso de Engenharia na UFMS. Embora radicado há alguns em Florianópolis (SC), sua obra é sempre marcada pelo estado natal.
 
"Creio que esse prêmio é importante não só para mim, como poeta, mas também para a cultura sul-mato-grossense, já que parte dos temas que abordo nesse e em outros livros dialogam com o Centro-Oeste: fronteira, cerrado, cultura indígenas etc. A capa do meu livro premiado, por exemplo, traz a imagem de uma escultura de Conceição dos Bugres, duplicada cinco vezes. Foi minha homenagem a um ícone de Campo Grande, que muito prezo" disse Medeiros ao Blog.
 
Foram inscritas 890 obras na 24ª edição do prêmio, entre poemas, contos, histórias infantis e juvenis, ensaios sociais, romances, traduções, ensaios literários e projetos gráficos. A categoria que recebeu o maior número de inscrições foi poesia: 194. Veja a lista de vencedores aqui na Folha.


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 28 Novembro 2017 às 18:45 - em: Principal


MAIS LIDAS