Em corrida emocionante, Button vence!

AFP/R7 - Reprodução
Em corrida emocionante, Button vence!

Itamar Novaes (*)

 

A Austrália é um país fantástico! Todos sabem!  Com biodiversidade muito rica, tão encantadora que até mesmo o naturalista Charles Darwin (Teoria da Evolução das Espécies), a bordo do navio Beagle, por lá desembarcou nos idos de 1836. Mas, em 2010, em pleno século 21, nicho da mais alta evolução tecnológica, é a Formula Um quem “desembarca” na ilha continente. Mas precisamente no circuito de rua de Albert Park, em Melboune.


No GP da madrugada passada, (02h00min MS), o grid tinha Sebastian Vettel novamente como o pole position. E seu companheiro de RBR ( piloto da casa) Mark Webber estava em segundo. Alonso em terceiro. Pouco antes da largada choveu. E na largada Massa foi brilhante saindo de quinto para segundo lugar. Pior para Schumacher, Button e Alonso que atrás do brasileiro se tocaram. Fato que fez Alonso cair para último lugar. De tudo, Schumacher levou a pior tendo que retornar aos boxes e sacrificar sua corrida. Devido um acidente envolvendo, Kobayashi, Buemi e Hulkenberg , o safety car entrou na pista. Como todos estavam de pneus intermediários por conta da chuva antes da largada, Button parou e pôs pneus slick, passando a ter ótimo desempenho. E todas as equipes trocaram os pneus.


Quanto a Felipe Massa, que largou em 5º, vale ressaltar que durante os treinos alegou problemas de aderência dos pneus e não alcançou melhor posição no grid. Estava a 0, 7 segundos de Alonso, que largou em terceiro..Esse fato foi motivo para outro brazuka, Nelsinho Piquet, que corre na Truck Series (uma das divisões da Nascar, EUA), através de seu Twitter, alfinetar o jornalista Galvão Bueno. Assim disse Piquet: ”Surpreso com o Alonso 0,7 mais rápido que o companheiro de equipe. É muita coisa! Vamo (sic) ver que que o o GalvãoBueno vai dizer agora, né!´”. Nelsinho insinua que o jornalista evita críticas nas transmissões.


Bem, deixando as gossips da F-1 de lado, retomemos a corrida.


Mostrando grande capacidade de recuperação, e depois que todos já haviam trocados os pneus,Alonso se aproximava do pelotão da frente. E Massa continuava a não ter bom desempenho. Durante a prova voltou a ter tempo 0,7 em favor de Alonso, que vindo mais atrás, na 11ª volta já estava entre os dez primeiros. Numa corrida repleta de emoção, na 22ª volta Massa foi ultrapassado por Hamilton e Alonso que chegaram em Massa, Mas o espanhol na manobra perdeu  o ponto e foi superado por Webber que estava próximo. Enquanto isso Vettel liderava fácil. Mas a sorte não esteve ao lado do jovem piloto outra vez. E na volta 26 o alemão da RBR saiu da pista e não mais retornou. Button, que estava em segundo pulou para a primeira posição. E de lá não saiu mais até o final da prova.


Na volta 35 Hamilton parou de novo, trocou pneus e voltou ainda mais rápido e impetuoso. Aliás, ele faz lembrar o Nigel Mansell seu compatriota que era muito agressivo ao conduzir. E errava muito por isso.


Hamilton chegou em Alonso, Massa e Kubica. Respectivamente, segundo, terceiro. Hamilton trazia consigo Webber. Ambos com equipamentos melhores que os carros da Ferrari á frente, cujos pneus estavam bem avariados. Após varias tentativas de ultrapassar Alonso Hamilton errou e se enroscou com Webber e ambos saíram. Os carros da Ferrari seguiram até o final.


Mas retornara. Hamilton terminou em sexto. Massa foi o terceiro, com Alonso em quarto. E Kubica ficou com a segunda posição. Rosbeg em quinto. Barrichello em corrida sem maiores possibilidades terminou em oitavo. Senna abandonou na terceira volta e Di Grassi ficou até a volta 25. Schumacher que somente conseguiu ultrapassar Alguesuari a três voltas do final terminou em décimo.


Próxima corrida. Domingo que vem na Malásia. Até lá!


(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 - inovaegot@hotmail.com)

 

Siga o blogueiro no Twitter



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 28 Março 2010 às 10:23 - em: Papo de Arquibancada


MAIS LIDAS