Eixos suspensos de caminhões carregados passam a ser cobrados na BR-163 em MS
ilustração ReproduçãoA CCR MSVia informa que começou a vigorar hoje, em suas nove praças de pedágio na BR-163 em Mato Grosso do Sul, a cobrança integral de pedágio sobre eixos suspensos dos caminhões com Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) ainda em aberto no sistema da Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz). Conforme a concessionária, a medida está amparada na Lei (federal) nº 13.103/2015 e na resolução 4.898/2015 da Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT).
A verificação de cada veículo será feita automaticamente pela placa pelo leitor do tag e por câmeras nas praças de pedágio que, pelo sistema integrado à plataforma da Sefaz), identificam se existe MDF-e aberto ou não. Em caso positivo, mesmo que o veículo possua algum eixo suspenso, a cobrança será feita pela totalidade de eixos do veículo, independente se estejam tocando o solo ou não.
"Dessa forma, se faz ainda mais necessário que os transportadores informem corretamente sobre o conteúdo da carga, bem como origem, destino e tipo de produto. Uma vez que o transporte seja finalizado, o responsável pela carga deverá dar baixa no MDF-e para evitar cobranças indevidas. Esse processo não se aplica aos veículos sem cargas ou que não tenham o Manifesto em aberto ficando, estes, isentos da cobrança sobre cada eixo que esteja suspenso", diz a concessionária em nota.
Mais informações sobre a cobrança e isenção de eixos suspensos podem ser obtidas pelo telefone 166 da ANTT. A localização das praças de pedágio pode ser feita por meio do Disque CCR MSVia que atende pelo telefone 0800 6480163 24h por dia, ou pelo site da empresa.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 25 Outubro 2023 às 08:00 - em: Principal