Dourados deve ganhar primeiro 'Samu Indígena' do Brasil, diz Geraldo Resende
Divulgação
Dourados deve ser o primeiro município do Brasil a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dedicado, exclusivamente, à população indígena, o chamado Samu Indígena. A ideia nasceu em março de 2022, quando o então secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul e atual deputado federal, Geraldo Resende (PSDB-MS), havia viabilizado ambulância para atendimentos nas aldeias Jaguapiru e Bororó, já que a prefeitura da cidade sempre teve dificuldades para atender os chamados de emergência dessas localidades. Ainda naquele ano, Resende oficializou sua proposta na Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, em Brasília. Agora, segundo o deputado, Dourados poderá sediar uma base do Samu para atender prontamente os povos originários da região.
“Estamos muito próximos de implantar a primeira base do Samu Indígena no Brasil e é mais do que justo que Dourados seja pioneiro, uma vez que aproximadamente 19 mil indígenas vivem em uma área de 3,5 mil hectares na região da cidade. Portanto, será uma experiência inovadora e de sucesso. Eu tenho a convicção de que esse projeto, pensado lá atrás, quando estávamos ainda na Secretaria de Saúde, terá um potencial enorme para ser expandido a outros municípios brasileiros”, disse o deputado.
Requerimento aprovado – Em dezembro do ano passado, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou requerimento de indicação feita por Geraldo Resende, sugerindo à ministra da Saúde, Nísia Trindade, que fosse providenciado o Samu para atender as aldeias Bororó e Jaguapiru. “Essa é uma reivindicação importante, pois dessa forma essas comunidades passam a não depender, exclusivamente, da prefeitura ou de uma ambulância do Corpo de Bombeiros, assegurando a essas populações a certeza de que serão assistidas mais rapidamente”, detalhou.
Geraldo Resende pretende se reunir no início de fevereiro no Ministério da Saúde para tentar destravar as últimas etapas do projeto e vai convidar a ministra Nísia Trindade para a solenidade de inauguração do Samu Indígena pioneiro. “Quero reunir a ministra, representantes dos governos estadual e federal e demais atores que lutaram junto comigo e acreditaram na concretização deste projeto tão importante, que é de levar atendimento móvel de urgência a comunidades indígenas”, disse o parlamentar.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 22 Janeiro 2024 às 09:15 - em: Principal