Dobradinha da RBR no GP do Japão...

Reuters/G1 Reprodução
Dobradinha da RBR no GP do Japão...
Por Itamar Novaes (*)

O Mundial de pilotos e de construtores chega aos momentos decisivos. Cada ponto pode significar o título. E no treino classificatório para o Grande Premio do Japão em Suzuka, três horas antes da prova de hoje Vettel foi o pole position. Com Webber em segundo, Hamilton em terceiro (mas largando em oitavo por punição, trocou o cambio!), Alonso em quarto, Massa em 12º, com Di Grassi fora da corrida, pois bateu o carro no finzinho do treino ficando sem possibilidades de alinhar no grid.

Na largada, as posições principais foram mantidas. Fato mais relevante foi o toque de Massa com Vintantonio Liuzzi o que fez o brasileiro abandonar a corrida ainda na primeira volta. Outros acidentes ocorreram ainda na volta inicial, fato que fez o safey car entrar na pista. Permanecendo até a volta seis. O safety saiu e a corrida prosseguiu sem mudanças de posições relevantes.

E após as paradas de troca de pneus, Vettel perdeu a ponta para Button que vinha com pneus mais duros com previsão de parar mais tarde.

Na volta 33, Button finalmente para. E volta em 5º lugar. Vettel retoma a ponta com Webber em segundo, e Alonso em terceiro com Hamilton em 4º.

Na volta 41 Button com pneus macios e mais rápido, se aproxima de Hamilton ultrapassando o companheiro de time voltas depois. Enquanto isso Schumacher e Rosberg em duelo doméstico disputam posição de forma emocionante. Mas a seguir Rosberg perde a roda traseira esquerda e abandona a corrida.

A prova segue até o final sem maiores alterações com a RBRs fazendo mais uma dobradinha na temporada. Dessa vez com a vitória fácil de Vettel, (a terceira no ano!) que não foi ameaçado praticamente em momento algum. Sobre os brazukas além do abandono de Massa e a “não largada” de Di Grassi, Barrichello não tinha muito que fazer como não fez. E Bruno Senna concluiu a prova em 15º.

Os dez primeiros: Vettel (1H 30min 22s 323)-Webber, Alonso, Button, Hamilton, Schumacher, Kobayashi, Heidfeld, Barrichello e Buemi.

No Mundial de Pilotos Webber tem 220 pontos. Alonso 206 e Vettel 206 (mas Alonso tem uma vitória a mais!). A seguir Hamilton tem 192, Button 189 e Massa 128.

Próximo GP em duas semanas na Coréia do Sul. A Fórmula Um desbravando novas searas. Até lá!

(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 - inovaegot@hotmail.com

Siga o Blogueiro no Twitter  

)


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 10 Outubro 2010 às 14:36 - em: Papo de Arquibancada


MAIS LIDAS