Do timo Heitor Freire (*)

Do timo

O corpo humano com sua perfeição original tem sido uma fonte de estudo e de aprendizado constante em minha vida. Há tempos, me deparei com as funções peculiares de dois órgãos em particular: o esterno e a glândula timo.
 
Sobre o primeiro deles, o esterno, encontrei que “o esterno é um osso chato com o formato da letra ‘T’ em caixa alta, localizado na parte anterior do tórax. Ele serve para a sustentação das costelas e da clavícula, formando a caixa torácica, onde ficam protegidos os pulmões, o coração, o timo e os grandes vasos (aorta, veia cava, artérias e veias pulmonares). O esterno, assim como toda a caixa torácica e a musculatura, tem papel fundamental no processo respiratório, auxiliando os movimentos de inspiração e expiração” (Wikipédia).
 
Isso tudo, do ponto de vista físico. Acontece que o esterno tem também um significado simbólico e esotérico que poucos conhecem. Pesquisando sobre o tema, encontrei informações interessantes. No Dicionário dos Símbolos, organizado por Jean Chevalier e Alain  Gheerbrant (Ed. José Olympio – 23ª Ed.), consta que a base do esterno é um dos quatro centros de interpretação microcósmica do homem. Os bambaras, um grupo étnico africano, chamavam esse ponto de osso da cabeça do coração. Ele comanda a parte do corpo compreendido entre a base da cabeça e o diafragma.
 
O esterno tem o formato do Tau, que é um símbolo esotérico de grande importância. O Tau é a última letra do alfabeto hebraico e é usado com valor simbólico no Antigo Testamento, conforme citado no livro de Ezequiel: “O Senhor disse: passa em meio à cidade, em meio a Jerusalém e marca um Tau na fronte dos homens que suspiram e choram…” (Ez 9,4). O Tau é o sinal que, colocado na fronte do povo de Israel, os salvou do extermínio no tempo de libertação do Egito antigo.
 
Em relação ao timo, ele é uma glândula que se encontra atrás do esterno. O termo “timo” deriva do grego Thymus e significa energia vital. Antigamente e quem sabe até hoje, acreditava-se que a alma da pessoa era guardada dentro do timo. O timo foi o último dos órgãos importantes a ter suas funções desvendadas.
 
“O timo é maior e mais ativo nos períodos neonatal e pré-adolescente. No início da adolescência, o timo começa a diminuir em tamanho e atividade, e o tecido do timo é gradualmente substituído pelo tecido adiposo (gordura). O timo facilita a maturação dos linfócitos T, uma parte importante do sistema imunológico que fornece imunidade mediada por células. A imunidade mediada por célula é uma forma de resposta imunológica que não envolve anticorpos” (Wikipédia).
 
Como o timo vai encolhendo depois da adolescência, e em virtude de sua importância física, esotérica e espiritual, é necessário que sua ação seja estimulada para aumentar a imunidade da pessoa. 
 
Sem querer influenciar ninguém, mas apenas a título de compartilhamento, tem um exercício simples e eficaz que se destina a estimular a ação do timo, que consiste no seguinte: ficar em pé com os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma dos ombros. Colocar o peso do corpo sobre os dedos (artelhos) dos pés, ao invés de no calcanhar, e manter toda a musculatura bem relaxada. Então dão-se batidinhas com a mão fechada, com os nós dos dedos, no centro do peito, marcando o ritmo, uma forte e duas fracas, continuamente, durante 3 a 5 minutos. Respirar calmamente enquanto se observa a vibração produzida.
 
Vivendo e aprendendo.
 
(*Heitor Rodrigues Freire – corretor de imóveis e advogado)


Deixe seu comentário


Postado por: Heitor Freire (*), 29 Junho 2024 às 08:00 - em: Falando Nisso


MAIS LIDAS