Jayro de Souza (*)
Dia do Administrador
"Ouvir o inaudível é ter a disciplina necessária para se tornar um grande Administrador. MORAL DA HISTÓRIA: Apenas quando aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, os medos não confessados e as queixas silenciosas e reprimidas, um Administrador pode inspirar confiança a seus comandados, entender o que está errado e atender às reais necessidades dos liderados. A morte de uma empresa começa quando os líderes ouvem apenas as palavras pronunciadas pela boca, sem mergulhar a fundo na alma das pessoas para ouvir seus sentimentos, desejos e opiniões reais." (O autor é desconhecido)
Há alguns anos atrás eu li esta mensagem que foi publicada em homenagem ao Dia do Administrador. Até então, eu não era administrador de empresas. A mensagem me fez despertar para uma realidade que já era consolidada em meu imaginário e meu ideário profissional.
Não foi, portanto, difícil decidir por enveredar por um caminho que me levaria, não obstante, tardiamente, à consumação dos meus mais acalentados sonhos de realização profissional. Sou apaixonado por Gestão de Recursos Humanos. E, ali estava a porta aberta para esta realização.
O texto diz: "ouvir o inaudível é ter a disciplina necessária para se tornar um grande Administrador". Sem ferir ou macular a extraordinária conjunção de pensamentos que autor descreveu, completaria dizendo que além de ouvir o inaudível, é importante que o Administrador tenha a habilidade de ver o invisível, de perceber o imperceptível: são propriedades indeléveis de um indivíduo que tenha sensibilidade suficiente para conhecer, entender e conviver com pessoas: matéria-prima mais que necessária para a funcionalidade de uma organização.
Aqui, não me atenho apenas ao administrador de recursos humanos, pois a empresa necessita, fundamentalmente, de outros recursos para a sua funcionalidade: materiais, financeiros, tecnológicos etc.
No entanto, todos eles são funcionais à medida que há a intercedência do indivíduo neste processo. Nenhum recurso funciona sem a contribuição efetiva do ser humano. Assim, é a empresa. Contextualizada por todo um processo que envolve os elementos acima citados.
Desta forma, vem a observância da mensagem acima descrita. Ao imaginar uma empresa estruturada e, cujo administrador, não possua a capacidade intrínseca de conhecer o indivíduo que presta seu esforço e dedicação em favor desta, dá-se a impressão que este administrador rasgou o passaporte que permite o exercício de sua função: o diploma. Existem muitos administradores que rasgaram os seus diplomas.
Não é necessário ser um administrador de recursos humanos para instituir esta mentalidade de valorização, basta que tenha lembrança dos seus aprendizados para que possa exercitar bem a sua condição de administrador.
O ser humano contido numa organização, necessita de três fundamentações: a valorização, o reconhecimento e a inserção. Valorização para ser remunerado proporcionalmente ao seu esforço e dispêndio em favor da empresa. Reconhecimento para ser observado em suas reinvindicações mais esperadas, ouvindo elogios oportunos e sinceros, recebendo as benesses que lhes são, de direito, fornecidas. E Inserção, quando a empresa não abre mão de suas habilidades e conhecimentos.
O ser humano na empresa é o parceiro mais fiel que esta possui, pois entrega o seu denodo e atenção, esforço insofismável em favor da organização no mês inteiro para ter o ganho efetivado no período subsequente. A isto se dá o nome de fidelidade, confiança e dedicação.
Por tantas razões, o Dia do Administrador deve ser comemorado com a altivez que a sociedade exige, pois este profissional faz possível a funcionalidade de empreendimentos surgidos com o propósito de melhorar a qualidade de vida de toda a população, tanto no contexto da oferta, quanto da procura do atendimento às suas necessidades.
DIA 9 DE SETEMBRO. NOSSO DIA, ADMINISTRADORES.
(*Jayro de Sousa é consultor de marketing e gestão de pessoas do Sebrae-MS e Professor do Curso de Gestão Tecnológica de Recursos Humanos da Facsul/FCG. Contato (067)99991-6721 - E-mail jayrodesousa@hotmail.com)
Deixe seu comentário
Postado por: Jayro de Souza (*), 09 Setembro 2020 às 12:30 - em: Falando Nisso