Ary Ferreira de Novaes (*)
Curiosidades das Copas
Quem vai ganhar a Copa? Essa é a pergunta do momento. Embora o Brasil apareça como favorito, principalmente por jogar em casa, muitas pessoas não acreditam na conquista do título, por causa do desempenho apresentado, até agora, pela seleção.
Especulações à parte, é bom lembrar que a história das copas mostra que nem sempre a lógica prevalece. Por isso, há sempre aqueles que preferem fazer previsões com base em fatos que apontam para algo misterioso.
Muitos devem se lembrar que durante a Copa de 2002 circulou na internet uma pirâmide que mostrava que o Brasil seria campeão. E isso se confirmou.
Dia desses eu me lembrei disso e resolvi dar uma olhada na história das copas e descobri uma coincidência com relação ao Brasil e à Itália.
Em 1970, no México, o Brasil conquistou o tricampeonato mundial com a inesquecível seleção de Pelé, Gérson, Rivelino, Jairzinho, Tostão e outros craques. O tetracampeonato só veio 24 anos depois, na Copa de 1994, nos Estados Unidos
Coincidência ou não, o mesmo aconteceu com a Itália. A Azurra foi tricampeã em 1982, na Espanha. Em 2006, ou seja, 24 anos depois, foi tetracampeã, na Alemanha.
Agora, resta saber se a coincidência dos 24 anos acontecerá também com a Alemanha, que foi tri em 1990. Se a Alemanha ganhar a Copa, estará também sendo tetra 24 anos após ter conquistado o tricampeonato.
É aguardar para ver.
(*Ary Ferreira de Novaes, residente em Campo Grande-MS, é engenheiro civil e servidor público estadual)
Deixe seu comentário
Postado por: Ary Ferreira de Novaes (*), 05 Julho 2014 às 11:56 - em: Falando Nisso