Crônica - 'Quem descobriu o Cabral?' Galvão (*)

Crônica - 'Quem descobriu o Cabral?'

Morreu hoje em São Paulo, Pedro Álvares Cabral, aos 548 anos, o ser humano mais velho do mundo e não a atriz Suzana Vieira como foi noticiado erroneamente no Guinness de 1917.  Ana Maria Braga nega que tenha tido participação na armação desse episódio: “Ou era ela ou eu, né mesmo, Louro?”. O hospital da Beneficência Portuguesa ainda não informou a causa mortis do mais famoso navegador português que descobriu o Brasil antes da confeitaria Colombo. Ele foi internado na última quarta-feira depois de comer um bife da marca Tony Ramos com prazo de validade vencido. 
 
A Rede Globo contestou o laudo da PF, segundo Bonner, os pentelhos abdominais encontrados nas amostras pertenciam mesmo ao ator, portanto saudável pra alimentação como atesta o SIFu do Ministério da Agricultura. Familiares de Cabral disseram que ele andava meio “Fernando Pessoa”, o poeta fingidor, por seu nome ter sido arrolado na Operação Lava-Jato, confundido com o ex-governador do Rio Sérgio Cabral. “Preferia ser zoado eternamente aqui no Brasil, como chofer de taxi” – disse ele chorando lusitanamente no Programa do Jô, mais por causa da interpretação do Sexteto em Arrebita, Arrebita, Arrebita, enquanto Bira dormia. 
 
Contudo o que abalou mais o estado de saúde dele foram as acusações levíticas na página do face do Malafaia, onde o pastor o acusa de ter tido um caso homossexual com Vasco da Gama em 1497. No comentário do post, Bolsonaro diz que Cabral era chamado na intimidade de Vera Cruz, ou Veroca, o que causava muito ciúmes em Pero Vaz, o Peroca! O deputado Feliciano só curtiu com um joinha. Olavo de Carvalho, em vídeo, comentou que Peroca pediu a Dom Manuel que confiscasse de Vasco da Gama uma de suas caravelas mais amadas: a Pinta! Cabral que encontrou Lobão na festa de aniversário do Aércio, realizada no aeroporto da família Neves em Caracas,  mandou um recado curto o grosso: manda o Olavo procurar um Boechat! 
 
Arlindo Cruz, oportunisticamente aproveitou a deixa do imbróglio e mostrou seu novo sucesso, no Esquenta: Quem gamou gamou quem não gamou não Gama mais! O deputado Jean Wyllys classificou isso como Gamofobia: Vasco não podia mais levar isso por trás, pois já está na quinta divisão! Antes de ser internado Cabral mandou um Whats de agradecimento ao Caetano Veloso, pela da bronca da crase e aproveitou pra dar uma contra-aula de português arcaico: em Portugal a palavra “pois” recebe crase quando vem de “pois pois!”. 
 
Cabral confessou para o baiano que ainda lamentava o mal estar por ele ter aceitado ser garoto-propaganda da Friboi, sendo ele bacalhista há mais de 430 anos, razão pela a qual a Noruega estar brigando até hoje na justiça pela sua nacionalidade por usucapião estomacal. Em nota do Itamarati, a presidente lamentou muito a morte do navegador português, mas reafirmou que a descoberta do país foi feito pelo PT e mais precisamente por Lula e culpou por isso os historiadores coxinhas. E completou aliviada pela previdência social, insinuando que a longevidade de Cabral já havia quebrado a Capemi. No mês passado, em Paris, Cabral gradeceu ao ex-ministro Joaquim Barbosa, por tê-lo livrado, da acusação de pedofilia, motivado um caso tórrido de amor com a Dercy Gonçalves, pouco antes da vedete morrer. Como se vê, não é fácil descobrir o Brasil!
 
(*Raimundo Edmário Guimarães Galvão é músico, compositor e jornalista em Campo Grande)
 


Deixe seu comentário


Postado por: Galvão (*), 29 Junho 2015 às 10:00 - em: Falando Nisso


MAIS LIDAS