Crise impulsiona comércio de produtos próximos de vencer, os 'vencidinhos'
ReproduçãoDepois das lojas de R$ 1,99 e dos atacarejos, a crise impulsiona um novo tipo de varejo, conhecido em São Paulo como “vencidinhos”. Eles oferecem produtos com prazo de validade próximo ao fim por preços que podem chegar a 90% abaixo dos praticados nos supermercados, atraindo principalmente consumidores de baixa renda. A maioria dos itens é de encalhe da indústria.
Na mais antiga loja do ramo em SP, a Vovó Zuzu, no Parque Dom Pedro II, em São Paulo, a procura aumentou tanto nos últimos dois anos que os donos precisaram ampliar o espaço em 30% e estender o horário de atendimento das 6h até a meia-noite. “É cheio de gente o tempo todo”, disse o gerente Vanderli Santana ao Estadão de S.Paulo.
O segredo dessas lojas é comprar barato e vender rápido, com pequena margem de lucro, antes de o prazo vencer para não ficar com o prejuízo. "Esse é um varejo de alto risco, no qual a perda sempre é iminente se o produto encalhar". afirmou ao jornal o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo de Consumo, Eduardo Terra.
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Postado por: Marco Eusébio, 21 Maio 2018 às 13:15 - em: Principal