Covid em tripulação alterou entrega de vacina infantil para estados como MS, diz ministério
Divulgação
As primeiras 18.300 doses de vacina pediátrica da Pfizer contra covid-19 destinadas a Mato Grosso do Sul que deveriam chegar hoje de manhã no Aeroporto de Campo Grande tiveram o horário de entrega alterado pelo Ministério da Saúde que para às 17h35 desta sexta-feira. Com o atraso, os municípios deverão começar neste sábado o início da imunização que era previsto para hoje. O ministro Marcelo Queiroga afirmou que dos 26 voos previstos para levar os imunizantes aos estados, 12 foram alterados ou cancelados, inclusive em função da tripulação estar com covid. O transporte das vacinas está sendo feito pela Latam, de forma gratuita.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de MS informou que uma hora depois que as doses cheguem ao aeroporto na Capital serão distribuídas ainda na noite de hoje aos municípios, na sede da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica. A SES divulgou no Diário Oficial desta sexta a Resolução Nº 07/CIB/SES informando que a vacinação por idade será decrescente iniciando em crianças com 11 anos até chegar às de 5 anos. Pais ou responsáveis devem estar presentes concordando com a vacinação. "Em caso de ausência destes, a vacinação deve ser autorizada por termo de assentimento por escrito que poderá ser retirado nas secretarias municipais de saúde", informa o secretário estadual Geraldo Resende.
Poderão tomar a vacina crianças com 5 a 11 anos de idade com deficiência permanente ou com comorbidades; crianças indígenas e quilombolas; crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19; crianças sem comorbidades em ordem decrescente sugerida: iniciando em crianças entre 11 e 10 anos; crianças entre 10 e 9 anos; crianças entre 9 e 8 anos; crianças entre 8 e 7 anos; crianças entre 7 e 6 anos; crianças entre 6 e 5 anos e crianças com 5 anos. A diretora de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, diz que 301.026 crianças nessa faixa etária devem ser vacinadas no Estado. "Os municípios que receberão maior quantitativo de doses serão: Campo Grande, com 4.310 doses; Dourados com 1.880 doses; Três Lagoas e Miranda, sendo cada um com 630 doses respectivamente".
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 14 Janeiro 2022 às 11:00 - em: Principal