Corumbá garante pesca esportiva com segurança cumprindo normas portuárias

Fotos Divulgação
Corumbá garante pesca esportiva com segurança cumprindo normas portuárias
Associação reúne 20 embarcações para turistas em Corumbá
Por Silvio Andrade (*)
 
A segurança dos passageiros é um dos principais itens cumpridos pelos barcos-hotéis que operam com pesca esportiva em Corumbá, principal destino deste esporte de Mato Grosso do Sul. As 20 embarcações associadas à Acert (Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo) para navegar, cumprem todos os requisitos exigidos pela Capitania dos Portos, Anvisa, Imasul (Instituto do Meio Ambiente de MS) e Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário).
 
O turista ao contratar os pacotes diretamente com as empresas é informado de todas as normas para assegurar uma viagem tranquila, desde a parte operacional da embarcação, vistoriada periodicamente pela Marinha do Brasil, Anvisa e Imasul para checagem de licenças e equipamentos. Durante a pesca, o barco-hotel disponibiliza coletes, guias de pesca experientes e barcos em plenas condições de funcionamento e com poltronas confortáveis.
 
“Buscamos, sempre, garantir uma pescaria que atenda todos os anseios do pescador esportivo. Não apenas a captura do peixe, mas, sobretudo, segurança pessoal e bom atendimento, dentro e fora da embarcação”, informa Luiz Martins, presidente da ACERT. “Nossa tripulação é capacitada, tem conhecimento e experiência no rio (Paraguai). Para garantir uma boa pesca ao amanhecer, geralmente a embarcação navega à noite, mas a ordem é não zarpar em condições adversas.”
Carteira do Pescador
 
No fechamento do pacote para grupos ou individual, toda a documentação pessoal dos passageiros é exigida pelas empresas operadoras, atendendo normas da Capitania dos Portos de Corumbá. A cada viagem, a empresa também remete ao órgão da Marinha a documentação pessoal e a habilitação dos membros da tripulação, bem como o dia e o horário da saída da embarcação. Após a pandemia, não é exigida a apresentação da carteira de vacinação.
 
No embarque dos passageiros, por determinação da Antaq, o check in é feito na sala da Agência Municipal Portuária, no Centro de Convenções (localizado às margens do Rio Paraguai), onde é feito também a etiquetagem das malas e tralha de pesca. Um documento indispensável para garantir uma pesca sem transtornos é a Carteira do Pescador, expedida pelo Imasul e pelo Ibama. A fiscalização nos rios é feita pela Polícia Militar Ambiental (PMA).
 
Mais informações:
www.acertms.com.br
Facebook.com/acert
Instagram.com/acertms/
 
Veja ainda:
Licença de pesca: 
www.pescaamadora.imasul.ms.gov.br
Cartilha do pescador: https://www.pm.ms.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/CARTILHA-PESCADOR-2023.pdf
 
(*Da assessoria de imprensa da Acert)


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 07 Outubro 2023 às 15:00 - em: Principal


MAIS LIDAS