Coreia do Norte promete suspender testes nucleares se houver acordo com os EUA
AFP/KCNA via KNS/Correio Braziliense Reprodução
Após reunião histórica com o líder norte-coreano Kim Jong-Un, em Pyongyang, ontem, o assessor para Segurança do presidente sul-coreano Moon Jae-in, Chung Eui-yong, anunciou que as Coreias do Norte e do Sul concordaram em organizar uma reunião de cúpula no final de abril, na fronteira que separa os dois países, e que o líder do norte considera a possibilidade de renunciar às armas nucleares em troca de garantias de segurança, anunciou um emissário sul-coreano.
A Coreia do Sul afirmou ainda que o vizinho está disposto a manter "conversas honestas" com os Estados Unidos sobre armas nucleares e a normalização das relações. O país tem ainda a "clara intenção de se desnuclearizar", de acordo com o governo sul-coreano. A Coreia do Norte também deixou claro que não tem a necessidade de manter suas ameaças nucleares, caso as ameaças militares contra o país sejam resolvidas e ele receba uma garantia de segurança digna de crédito, informou Chung Eui-yong.
Conforme agências de notícia internacionais, os dois países também concordaram em abrir de uma linha de comunicação direta de emergência entre seus dois dirigentes. Enquanto durar o diálogo, o regime norte-coreano prometeu suspender os testes nucleares e de mísseis.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 06 Março 2018 às 11:00 - em: Principal