Lúcia Moratelli (*)
Como formar crianças mais criativas: uma necessidade urgente no Brasil
Um dado recente do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) trouxe um alerta: o Brasil figura entre os 15 últimos lugares em criatividade. Esse resultado evidencia a urgência em repensarmos nossas práticas educativas, conduzindo-nos, enquanto educadores, à seguinte reflexão: como podemos formar crianças mais criativas em nosso país?
A criatividade é uma habilidade essencial no mundo contemporâneo, impulsionando a inovação e a resolução de problemas. Para fomentar essa competência, é preciso criar ambientes educacionais que estimulem o pensamento crítico, a experimentação e a liberdade de expressão.
Primeiramente, é fundamental valorizar o processo de aprendizagem mais do que os resultados. Isso significa encorajar a curiosidade natural das crianças, incentivando perguntas e explorações, mesmo que possam parecer fora do contexto imediato.
Além disso, as escolas devem proporcionar um currículo mais flexível, que inclua atividades artísticas e culturais, ao lado das disciplinas tradicionais. A Pedagogia de Projetos e a integração entre as diferentes áreas do conhecimento (interdisciplinaridade) podem despertar novas formas de pensar e resolver problemas, estimulando o protagonismo dos estudantes.
Outro ponto crucial é a formação continuada dos professores. Professores capacitados para trabalhar com metodologias ativas de ensino podem inspirar os alunos a pensar de forma independente e criativa. Investir em desenvolvimento profissional é investir no futuro das nossas crianças.
Ademais, a participação da família é indispensável. Pais e responsáveis devem ser incentivados a criar espaços em casa onde a criatividade possa florescer, com atividades lúdicas e estímulos à imaginação.
Em resumo, formar crianças mais criativas requer um esforço coletivo de todos os setores da sociedade. O desafio está lançado e é nosso dever, como educadores e cidadãos, criar condições para que nossas crianças floresçam como pensadores criativos, preparadas para enfrentar os desafios do século XXI.
(*Lúcia Cristiane Moratelli Pianezzer é docente do curso em Pedagogia na UNIASSELVI, em Santa Catarina, e mestre em ensino de Ciência Naturais e Matemática)
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Postado por: Lúcia Moratelli (*), 16 Outubro 2024 às 11:45 - em: Falando Nisso