Caso Nelsinho... novidades comprometem Renault

Itamar Novaes (*)


Novidades quentes surgiram nesta quarta-feira na investigação do rumoroso caso que envolve Nelsinho Piquet, Flavio Briatore e a Equipe Renault, que são acusados de provocarem um acidente proposital envolvendo o brasileiro ex-piloto da Renault no GP de Cingapura de 2008.


As primeiras informações sobre a investigação em curso, segundo fontes da FIA, dão conta que o Nelsinho Piquet teria recebido o pedido de Briatore e Pat Symonds para deliberadamente bater no muro logo no inicio do GP de Cingapura do ano passado. E que Nelsinho teria aceitado por sentir-se desconfortável na Renault. E que teria seu contrato renovado em 2009. Segundo as mesmas fontes, Symonds teria sugerido que Nelsinho batesse na volta 13 ou 14, após Alonso fazer seu primeiro pit stop. Sendo que o local ideal para a batida era a curva 17, onde o carro não poderia ser retirado da pista pelo guindaste. E obrigaria a entrada do safety car, favorecendo Alonso. Que, de fato, foi beneficiado pelo acidente de Piquet. Rumores dão conta que foi Piquet pai quem denunciou tudo a Max Mosley presidente FIA, no dia 26 de julho ocasião em que Nelsinho foi dispensado da escuderia francesa.


Outro detalhe curioso daquela corrida, é que a telemetria do R-28 de Nelsinho aponta que o carro do brasileiro sempre perdia aderência na saída da curva onde ocorreu o acidente. Todavia, as analises demonstram que no momento em que bateu Nelsinho continuou a acelerar. Mesmo tendo perdido a traseira no momento do toque na mureta de proteção.


Em entrevista, contestando as acusações, Flavio Briatore, chefe da Renault, disse estar sendo vítima de extorsão da família Piquet. E que o áudio da corrida mostra a frustração que todos tiveram quando Nelsinho bateu.


Domingo que vem haverá o GP da Itália. Uma das corridas mais emocionantes da temporada. Vale a pena não perder.


(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 - inovaegot@hotmail.com)



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 10 Setembro 2009 às 01:05 - em: Papo de Arquibancada


MAIS LIDAS