Carteira de Identidade Nacional será emitida por todos os Estados na semana que vem

Divulgação
Carteira de Identidade Nacional será emitida por todos os Estados na semana que vem
Modelo da Carteira de Identidade Nacional
Todos os Estados brasileiros passarão a emitir a Carteira de Identidade Nacional a partir da próxima segunda-feira (6). Primeira via e renovação do documento são gratuitas. Quem perder e precisar de segunda via terá de pagar taxa estipulada por cada Estado. O modelo antigo vale até 28 de fevereiro de 2032, não sendo obrigatório trocar agora. O novo documento terá versões em papel e digital, como a Carteira Nacional de Habilitação. 
 
O modelo antigo tem um número próprio emitido pelos 26 Estados e o Distrito Federal, e a mesma pessoa podia ter 27 documentos diferentes, cada qual com um número. O novo modelo não tem número próprio (usa o CPF para identificar o dono), tem só um campo para nome, sem distinção entre nome de registro civil e nome social, e não indica o sexo da pessoa. Tem ainda um QR Code que permite verificar se o documento é autêntico e saber se foi furtado ou extraviado. Tem ainda um código MRZ, de padrão internacional, também usado em passaportes, que o torna um documento de viagem. 
 
A validade da nova carteira varia conforme a idade: para pessoas de até 11 anos e 364 dias, vale por cinco anos; para quem tem de 12 a 59 anos e 364 dias, vale por dez anos; e para maiores de 60 anos a validade é indeterminada. Por enquanto, segundo o governo federal, o documento já é emitido por doze Estados: AC, AL, AM, GO, MT, MG, PE, PI, PR, RJ, RS e SC. (Com Estadão)


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 31 Outubro 2023 às 11:40 - em: Principal


MAIS LIDAS