Cartão-postal de Bonito, Monumento das Piraputangas começa o ano revitalizado
Fotos Divulgação
Um dos principais cartões-postais do Brasil, a cidade turística de Bonito iniciou 2025 com o Monumento das Piraputangas revitalizado. Inaugurada em 2007 na Praça da Liberdade, a escultura de 8,5 metros que apresenta em um espelho d'água duas piraputangas, peixes que são atração nas águas cristalinas da região, passou por sua sexta revalitalização no fim do ano passado, comandada pelo autor da obra, Cleir Ávila. “Bonito é um cartão-postal e esse monumento é um dos mais visitados do Estado, com certeza. Manter a praça e a obra conservados é uma forma de reforçar a relevância da arte, da cultura, do turismo e da fauna dessa cidade encantadora”, disse o artista plástico.
Para o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, manter o monumento conservado é uma forma de manter um dos principais símbolos de identidade da cidade para moradores e turistas. “Os peixes já estavam com alguns danos, tanto na parte estrutural, quanto na pintura, perdendo a cor e ficando um pouco apagados. Por isso decidimos realizar uma nova revitalização e para isso contamos com o Cleir, que criou a obra. O Monumento Piraputangas é importante cartão postal de Bonito, parte da identidade visual da nossa cidade, sendo reconhecido em qualquer lugar do país, então não podemos deixar que se deteriore", afirmou.
Antes de criar a obra há quase duas décadas, o símbolo da cidade já existia no imaginário do artista. Cleir conheceu a cidade em 1982, onde "mergulhou" nos rios e na cultura local. Em 2001, de volta a uma nova Bonito, notou as pessoas interagindo com as piraputangas no Balneário Municipal. “Desde esse momento decidi apresentar um projeto baseado nessa interação. Estudei muito e após isso, foram cinco anos em busca de investimento para tornar o sonho realidade”, relembra o artista, criador de esculturas em várias cidades de Mato Grosso do Sul, como os Tuiuiús do Aeroporto, o Monumento do Sobá e a Praça das Araras em Campo Grande.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 01 Fevereiro 2025 às 13:00 - em: Principal