Ângelo Arruda (*)
Carta ao prefeito Alcides Bernal
Senhor Prefeito. O Tribunal de Justiça, em decisão unânime, garantiu que o senhor fica no cargo até o fim do mandato, acabando de vez com a sensação de temporariedade do mandato. Assim sendo, nobre prefeito, não lhe resta outra alternativa senão a de acabar de vez com as polêmicas, as briguinhas, as picuinhas, dentre outros "inhas" e arregaçar as mangas e trabalhar PLANEJADAMENTE.
O senhor precisa entender que governa uma cidade com quase 900 mil habitantes de todas as matizes políticas e necessidades e não apenas para 29 vereadores. Pare de polemizar com eles e se volte para a sociedade. É ela quem precisa do senhor.
Pare de dizer que vai prender, processar e arrebentar. FAÇA, se for o caso e se houver necessidade.
SAIA da mídia ruim. Seja propositivo, proativo. Delegue a seu time de secretários ou então, se não confia, TROQUE.
Prefeito. MEXA. REAJA. A cidade nunca esteve tão de cabeça baixa nesses 36 anos que moro aqui. O senhor não tem culpa do asfalto ruim feito pelos seus antepassados. Mas o senhor tem culpa pela morosidade em tomar decisões e determinar ações.
A dengue, que assola nossa cidade, tornando-a campeã nacional de casos, também não é culpa do senhor mas quando ficastes ameaçando a SOLURB e ela continua na cidade deitando e rolando, o lixo deu o que falar e ficamos dias sem coleta e o mosquito, certamente, encontrou nesse clima de disputa sua, na mídia, motivos de sobra para se reproduzir, ainda mais com tantos lotes sem capinar ou limpar ou ainda sem campanhas na TV e no rádio.
Senhor Prefeito da minha cidade. Assim que o senhor assumiu eu mesmo lhe escrevi uma enorme carta que sei foi lida na Câmara de Vereadores e alguns dos seus aliados discutiu com o senhor o que fazer. Lembro aqui que lhe dizia da democracia, da participação da sociedade nas suas decisões, nas lutas prioritárias a serem travadas.
Hoje, mais de 3 anos depois, olhe prá trás e veja que quando lhe tiraram o cargo, injustamente, o senhor não era uma “brastemp” de prefeito, pois governava olhando no retrovisor e a cidade foi ficando prá trás quando sua luta era com uns vereadores mas não governava de mãos dadas com quem te elegeu. Lembro-lhe que no segundo turno, o PT, o PSDB, o PV, o PDT, ficaram no seu palanque e hoje, não vejo nenhum desses partidos te apoiando. Apenas o PP, que é o seu partido e o PPS com a Luiza Ribeiro guerreando sozinha no Plenário te defendendo de coisas, às vezes, indefensáveis.
Restam poucas alternativas para o senhor. A primeira, arrumar a cidade, em plena chuva e, como num passe de mágica, tapar os buracos, ofertar material e uniforme para as crianças, viabilizar obras importantes e parar de criar confusão todo dia. Polemizar é para quem tem tempo e vejo que o senhor deve gastar o seu tempo com a cidade, com o cidadão mais humilde, com os trabalhadores que te elegeram, com as coisas mais importantes.
Deixe seu secretariado trabalhar, atuar, pensar e agir. E fique como maestro dessa imensa orquestra chamada Campo Grande.
Ah! Por fim. Querer ser prefeito e candidato à sucessão de si mesmo nesse clima que estamos vivendo, é uma opção muito difícil. CUIDADO. Do jeito que as coisas estão, o povo começa a sentir saudades de Nelsinho e André, dois personagens que o senhor derrotou nas urnas mas que, com essa gestão ruim e duvidosa e sem eles serem denunciados pelos mal feitos na cidade, tudo fica como se nada tivesse acontecido. Ainda tem outro Trad na sua cola, a professora e mais gente querendo seu cargo. Te cuida.
BOA SORTE, Senhor Prefeito Alcides Bernal.
(*Ângelo Marcos Arruda, arquiteto e urbanista, é professor de Arquitetura e Urbanismo da UFMS)
Deixe seu comentário
Postado por: Ângelo Arruda (*), 02 Março 2016 às 10:20 - em: Falando Nisso