Câmara aprova projeto contra abuso de autoridade que pode frear Lava Jato
Pablo Valadares/Agência CâmaraA Câmara dos Deputados aprovou em regime de urgência na noite anterior projeto do ex-senador Roberto Requião (MDB-PR) que define crimes de abuso de autoridade, cometidos por servidores públicos e membros dos três poderes da República, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas e das Forças Armadas. Já aprovado no Senado, o texto segue à sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Considerada uma reação do Congresso para conter investigações como as da Lava Jato, a proposta lista 37 ações que poderão ser consideradas abuso de autoridade, como obter provas por meios ilícitos; executar mandado de busca e apreensão em imóvel, mobilizando veículos, pessoal ou armamento de forma ostensiva, para expor o investigado a vexame; impedir encontro reservado entre preso e seu advogado; e decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado sem intimação prévia de comparecimento ao juízo.
No Twitter, a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), escreveu que é contra o projeto e afirmou: "Jamais defenderei qualquer abuso, como também jamais moverei uma palha que possa, eventualmente, prejudicar o combate à corrupção, as ações da Lava Jato e afins." Na rede social, contra a medida do Congresso, a hastag #VetaBolsonaro era uma das mais postadas na noite anterior.
Que fique claro: sou CONTRA e voto CONTRA o PL do Abuso de Autoridade. Jamais defenderei qualquer abuso, como também jamais moverei uma palha que possa, eventualmente, prejudicar o combate à corrupção, as ações da Lava Jato e afins. #AbusoDeAutoridadeNao
— Joice Hasselmann (@joicehasselmann) August 15, 2019
Pelo que entendi, a nova lei anti-justiça torna crime o ato de pedir investigação sem que se tenha indícios para investigar,
— Fabrício Lamas (@fabriciolamas) August 15, 2019
Só que investigar serve justamente para obter indícios #VETABOLSONARO pic.twitter.com/gsXy5mMGNP
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 15 Agosto 2019 às 09:00 - em: Principal