Yves Drosghic (*)
Brizola vive!
No dia 21 deste mês de junho completam 10 anos da morte do líder trabalhista Leonel de Moura Brizola. A morte foi física, mas as ideias e seus exemplos continuam mais vivos que nunca.
Sua coerência aos ideais trabalhistas, sua luta incessante pela legalidade e as obras que marcaram a educação como sua grande marca, são legados incontestes para as novas gerações.
Brizola não só foi um político que nunca esqueceu o povo mais humilde, como também governou com honradez e retidão.
Contestador e rebelde, questionou o monopólio das comunicações, o que lhe rendeu um embate fortíssimo com Roberto Marinho e as Organizações Globo. O ápice se deu com o famoso direito de resposta em pleno Jornal Nacional em que o próprio Cid Moreira, porta-voz oficial da “Vênus platinada”, leu ao vivo e em horário nobre o texto de Brizola.
Podemos nos lembrar de tantos outros eventos importantes da vida nacional que teve sua participação como protagonista: rede da legalidade, reformas de base, luta contra a ditadura, diretas já etc. Mas prefiro, neste momento, me ater à educação.
O país nunca teve outro político que fez tanto por esta área. Seja pelas 6 mil escolas que construiu no seu governo no Rio Grande do Sul. Seja pelos 513 CIEPS (Centro Integrado de Educação Pública) que construiu nos dois Governos do Rio de Janeiro.
Seu nome inspira a luta pela “Federalização do ensino básico”, projeto encabeçado pelo Senador Cristovam Buarque, que defende o projeto de educação idealizado por Darcy Ribeiro, e construído pelo grande Leonel! Brizola continua como sempre: VIVO!
(*Yves Drosghic, advogado, é filiado ao PDT-MS e presidente da Fundação Brizola Pasqualini)
Deixe seu comentário
Postado por: Yves Drosghic (*), 18 Junho 2014 às 14:04 - em: Falando Nisso