Brizola: herói da pátria brasileira

Brizola: herói da pátria brasileira

Nesta semana que finda 2015 e inicia 2016, eis que uma notícia agita a imprensa em um dos períodos mais mornos de acontecimentos. Leonel de Moura Brizola é inscrito no Livro de Heróis da Pátria.
 
Nada mais justo. Político que se fez através do voto popular, nasceu muito pobre e para os humildes sempre governou. Seja pelas 6300 escolas construídas em seu governo no Rio Grande do Sul, pelo assentamento dos trabalhadores sem terra, em uma das primeiras experiências de reforma agrária no Brasil. 
 
Seja pela encampação das companhias de telefonia e energia elétrica gaúchas, num claro ato onde o interesse público esteve acima do interesse privado. Ou mesmo pelas fantásticas obras no governo fluminense, ao qual destaco os mais de 500 CIEP´s (Centro Integrado de Educação Pública).
 
Em especial, o que mais demonstrou seu heroísmo em nome do povo brasileiro foi a defesa desassombrada da democracia e da legalidade! A épica "Cadeia da Legalidade", capitaneada por Brizola do porão do Palácio Piratini, mobilizou a opinião pública brasileira contra o iminente golpe de estado que seria já perpetrado em 1961, com a renúncia do campo-grandense Jânio Quadros da presidência.
 
Homem de coragem e amor à nação, não sucumbiu em 1961 e tampouco em 1964, implorando ao cunhado e presidente João Goulart que reagissem a sua deposição, o que restou frustrado além de abalar por 10 anos a amizade entre os dois.
 
No exilo, foram vários os planos da ditadura para a morte de Leonel, que por destino ou sorte, manteve-se vivo, voltando triunfante ao derrotar a ditadura e a fraude eleitoral , tornando-se o único político a governar dois estados distintos (RS e RJ) em 1982.
 
Brizola deve ser a inspiração para quem quer fazer política com paixão ideológica e desinteresse por enriquecimento pessoal. Sempre coerente com suas causas, hoje faz parte da história, ao lado de grandes lendas como Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro I e Santos Dumont. Brizola vive!!!
 
(*Yves Drosghic, advogado, é superintende regional do Ministério do Trabalho e Previdência Social em MS)
 


Deixe seu comentário


Postado por: , 30 Dezembro 2015 às 17:30 - em: Falando Nisso


MAIS LIDAS