Brasil recebe mais de meio milhão de turistas estrangeiros no melhor outubro em 35 anos
MTur
Nos dez primeiros meses deste ano, mais de 5,4 milhões de turistas internacionais chegaram ao Brasil, 13% mais visitante estrangeiros do que o registrado no mesmo período de 2023. Só em outubro, foram 508,7 mil chegadas, o maior número de entrada de visitantes estrangeiros no país registrado para o mês na série histórica (1989-2024). O montante foi 24,1% maior que o mesmo período do ano anterior, e quando comparado a outubro de 2019, apresenta crescimento de 23,1%. Os dados divulgados ontem são do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.
Neste ano, o desempenho brasileiro já é superior a estimativa de países vizinhos, como o Chile, que durante todo ano de 2023, segundo o painel de dados da ONU Turismo, atraiu 3,7 milhões de visitantes vindos de fora e também o Peru, que recebeu 2,5 turistas estrangeiros no mesmo período.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, disse que a expectativa é de que o Brasil bata a meta de turistas prevista para este ano. “Existe uma chance real de superarmos o recorde histórico, que é de 6,6 milhões, em 2018. Isso é resultado de um trabalho muito qualificado e técnico, realizado pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo, mas, principalmente, uma vitória de todos os empreendedores e trabalhadores que tão bem recebem os turistas estrangeiros de norte a sul do país”, afirmou.
ANÁLISE REGIONAL – Em outubro, no Sudeste, São Paulo aparece como principal porta de entrada para os visitantes vindos de fora, com quase metade das chegadas (200.664). No acumulado do ano, o estado também foi o que mais recepcionou esses viajantes, com mais de 1,8 milhão de turistas internacionais. O Rio de Janeiro aparece logo atrás, recebendo 1,2 milhão ao longo do ano, sendo quase 131 mil apenas no décimo mês de 2024.
Pela Região Centro-Oeste, as principais entradas durante 2024 foram pelo Mato Grosso do Sul (56.591) e pelo Distrito Federal (51.959). No recorte para o mês de outubro, cada um recebeu pouco mais de 5 mil turistas internacionais. (Com Agência Brasil)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 23 Novembro 2024 às 12:00 - em: Principal