Bolsonaro apoia compra de vacinas por empresas que doariam metade ao SUS

Reprodução de vídeo
Bolsonaro apoia compra de vacinas por empresas que doariam metade ao SUS
Em live, Bolsonaro disse que governo assinou carta apoiando compra de vacina por empresas

O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje que o governo federa assinou uma carta de intenções favorável que empresas do Brasil comprem mais 33 milhões de doses da vacina de Oxford - AstraZeneca contra a covid (fora do acordo do governo para comprar 100 milhões de doses do imunizante) que doariam metade ao SUS e usariam a outra metade para imunizar seus funcionários.

"Semana passada nós fomos procurados por um representante de empresários e nós assinamos carta de intenções favorável a isso, para que 33 milhões de doses da Oxford viessem do Reino Unido para o Brasil, a custo zero para o governo. E metade dessas doses, 16,5 milhões, entrariam aqui para o SUS e estariam então no programa nacional de imunização, seguindo aqueles critérios, e outros 16,5 milhões ficariam com esses empresários para que fossem vacinados, então, os seus empregados, para que a economia não parasse", disse Bolsonaro em live do banco Credit Suisse (Veja aqui o vídeo no site G1).

Em nota, informa o G1, a AstraZeneca informou que, por enquanto, não tem condições de vender doses para o setor privado. "No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility [consórcio coordenado pela Organização Mundial da Saúde - OMS], não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado", disse a farmacêutica.



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 26 Janeiro 2021 às 13:20 - em: Principal


MAIS LIDAS