Biografia "São Marcos" irrita Palmeiras
Divulgação
Aproveitando que o goleiro Marcos completará duas décadas no Palmeiras em 2012 e marcará a data pendurando as chuteiras como jogador profissional, o jornalista Celso de Campos Jr., o autor Adoniran: uma biografia, sobre o cantor e compositor Adoniran Barbosa, resolveu se antecipar e acaba de lançar a biografia São Marcos de Palestra Itália, da Editora Realejo, depois de oito anos de pesquisa sobre a vida do jogador. Só que em vez de agradar, a ideia irritou o clube e o goleiro, que estão produzindo dois livros oficiais sobre o camisa 12 para o ano que vem e agora ameaçam acionar a justiça contra o jornalista.
“O autor desse livro pirata em momento algum consultou o clube, nem o Marcos”, afirma o diretor de marketing do clube, Rubens Reis, alegando que não houve nenhum acordo para usar os direitos de imagem do clube nem do jogador. Afirmando que seu livro enaltece tanto o jogador como o clube, o autor diz que não crê que enfrentará problemas. Mas a censura, pode sim ocorrer. A legislação brasileira em relação ao assunto é antiga e algumas personalidades ou seus familiares já conseguiram barrar a publicação de livros evocando o Artigo 20 do Código Civil que diz que só podem ser divulgados escritos, citações e imagens de uma pessoa se esta (ou seu herdeiro) conceder uma autorização.
“O Brasil está muito atrasado em relação a isso”, diz Celso de Campos Jr. “Em qualquer livraria, você vê três ou quatro biografias não-autorizadas de personalidades estrangeiras”. O jornalista tem a seu favor a modificação do Artigo 20, por dois projetos de lei que permitem a divulgação de informações biográficas de pessoas públicas sem a necessidade de pedir autorização prévia. Por serem quase idênticos, os projetos de lei 393/11 e 395/11 de autoria dos deputados federais Newton Lima (PT-SP) e Manuela D’ávila (PCdoB-RS) foram apensados e aprovados na Câmara neste mês. Agora, o texto vai para o Senado e, se não houver alteração, irá à promulgação da presidente Dilma Rousseff para passar a vigorar. (Com informações do blog Curiocidade, de Marcelo Duarte, no site do Estadão de SP)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 20 Dezembro 2011 às 22:21 - em: Papo de Arquibancada