Anac encerra na sexta-feira consulta para regulamentar 'carro voador' da Embraer
Imagens Eve EmbraerTermina nesta sexta-feira o prazo da consulta setorial da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aberto em dezembro, para apresentação de comentários sobre os critérios de aeronavegabilidade estabelecidos para a aeronave modelo Eve-100, da Eve, empresa de mobilidade urbana da Embraer. As contribuições podem ser enviadas por meio do formulário disponível na página Consultas Setoriais até o dia 15 de março. O procedimento faz parte do processo de regulamentação dos chamados “carros voadores” da Embraer.
Com quase 3 mil encomendas acumuladas, a previsão é que esses “veículos” comecem a operar em 2026. O modelo EVE-100, da Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da Embraer, será produzido na cidade paulista de Taubaté. Trata-se de uma aeronave de propulsão elétrica, de pouso e decolagem vertical, com um peso máximo de decolagem de 2.800 kg e capacidade para transportar um piloto e quatro passageiros. É dotado de um motor elétrico com uma hélice de empuxo horizontal de cinco lâminas.
Construído com materiais compostos, o EVE-100 combina características de helicópteros e aviões, destinando-se a operações da aviação executiva, com alcance máximo de 100 quilômetros e deve reduzir as viagens intraurbanas de uma hora para 15 minutos. A Eve informou que tem cartas de intenções para até 2.850 eVTOLs para operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. (Com ABr e Anac)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 14 Março 2024 às 15:15 - em: Principal