Alonso vence e Massa é terceiro no GP da Itália
AFP/G1 ReproduçãoItamar Novaes (*)
O Grande Prêmio da Itália é a corrida mais veloz da F-1. O circuito de Monza favorece tal condição, pois com três retas faz com que os pilotos corram o tempo quase todo com o pé embaixo no acelerador. E na prova de hoje, na largada Button pulou na frente de Alonso e roubou a primeira posição, com o espanhol caindo para segundo lugar. Hamilton que vinha em quinto, muito arrojado e com pouca sorte no dia tocou em Massa em terceiro. E quebrou a suspensão dianteira direita de sua Mac Laren. O inglês deu adeus à corrida, e mais tarde à liderança do campeonato. Enquanto isso Button se manteve na frente. E com menos asa Alonso era um pouco mais rápido que o inglês, mas não consegui ultrapassagem, pois o acerto do bólido de Button o favorecia mais nas saídas de curva, com o carro mais equilibrado. E assim foi sempre com Massa em terceiro, sendo o brasileiro mais veloz que Alonso e Button, por várias voltas. Num pelotão mais atrás Webber que caiu para quinto tentava se manter entre os dez para assim como Vettel, pontuar e manter-se na briga pelo campeonato.Barrichello, com, pouco rendimento procurava se manter entre os dez. E sem muitas possibilidades terminou a prova em décimo lugar. Lucas Di Grassi concluiu em 19º, sendo que Brunno Senna abandonou na 13ª volta.
Enquanto isso, já na volta 38, ponto alto da prova, Button o líder parou e fez a troca de pneus. Em seguida Alonso também parou. Voltando à frente do inglês e recuperando a primeira posição. E assim foi até o final, com Button em segundo e Massa em terceiro.
Alonso venceu pela terceira vez na temporada, para a alegria dos tifosi ferrarista, que após a prova invadiram a pista como tradicionalmente ocorre! Com a vitória, o espanhol votou à briga pelo título confirmando que previra semanas atrás. De que ainda estava no páreo pelo Mundial de Pilotos. Foi até criticado por setores da imprensa brasileira que interpretaram as declarações do asturiano como sendo “arrogância”. Ocorre que em determinadas circunstâncias, a auto confiança pode soar como arrogância. O fato é que Alonso cumpriu o que disse a de quebra ajudou o campeonato ficar equilibrado novamente, com Webber na liderança outra vez.
Os dez primeiros de hoje: Alonso (1 h 16 min. 24s. 572), Button, Massa, Vettel, Rosberg, Webber, Hulkenberrg, Kubica, Schumacher e Barrichello.
No Mundial de Pilotos Webber lidera com 187 pontos. Hamilton 182, Button 165, Alonso 166, Vettel 163 e Massa 124.
Faltam cinco provas para o final da temporada! Próximo GP em Singapura dentro de duas semanas. Até lá!
(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 - inovaegot@hotmail.com)
Siga o blogueiro no Twitter
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 12 Setembro 2010 às 14:57 - em: Papo de Arquibancada