Alonso vence a primeira!

AFP/G1 - Reprodução
Alonso vence a primeira!

Itamar Novaes (*)


Muita expectativa na largada do GP do Bahrein. As Ferraris largaram bem. Massa que tentava se defender de Rosberg foi ultrapassado por Alonso que assumiu a 2ª posição. A RBR de Mark Webber “fumou”, mas não era nada de grave e seguiu na coridda. Porém dava mostras do que poderia ocorrer para a RBR no desenlace do GP.


Os brasileiros fizeram boa largada. Dentro do que podiam fazer. Di Grassi pulou da 21ª posição para a 19ª. Mas abandonou na terceira volta. Os demais, Barrichelo e Senna mantiveram suas posições (curioso dizer Senna outra vez num GP!). Bem, mas Bruno Senna abandou o GP a 17 voltas do final. Barrichelo após fazer seu pit stop voltou bem. Mas não suficiente para chegar entre os seis primeiros. Terminou em 10º.


A primeira parte da corrida teve o domínio de Vettel que manteve a ponta. Praticamente não ocorreu disputa importante. A temperatura na pista estava em torno de 39 graus. E era esperado um grande desgaste dos pneus. Mas isso não ocorreu. E os carros superaram bem o calor escaldante do deserto.


Enquanto isso Vettel pisava fundo mantendo a ponta da corrida. Ele era o pole position no grid.


Um pouquinho mais atrás, cerca de 2 segundos, Alonso disputava cada volta, milésimo de segundo a milésimo de segundo com Massa. Que tentava se recuperar da ultrapassagem sofrida na largada.


Mas Alonso parou primeiro que o brasileiro. E manteve a vantagem após a troca de pneus. Cerca de 1,8 segundos o separava de Felipe. Porém, no último terço de corrida o carro de Vettel começou a perdeu potência. E pouco depois ele foi ultrapassado por Alonso, e Massa a seguir. O alemão da RBR terminou a corrida em 4º lugar.


Enquanto isso outros alemães brigavam por uma boa colocação na prova. Schumacher e Rosberg pilotos da Mercedes disputavam para chegarem entre os dez primeiros. Mais uma vez Rosberg superou Schumacher. Concluiu a prova em 5º. Enquanto Schumi terminou em 6º. Schumacher precisa de um pouco mais de tempo para se adaptar ao carro. Mas logo ele estará entre os dez primeiros. Alguém duvida?


Hamilton que vinha perseguindo Massa chegou a estar 12 segundos atrás do brasileiro. A Mac Laren também vai evoluir. Button, o atual campeão, fez corrida regular e concluiu a corrida em 7º lugar. Webber da RBR terminou em 8º.


O GP foi marcado por uma rivalidade que vai tomar volume a cada corrida. Massa x Alonso.
O brasileiro foi bem nos treinos... Mas, “treino é treino e jogo é jogo” diz o ditado. Hoje o espanhol largou melhor e tomou a posição do brazuka. Alonso chegou a 22ª vitória na carreira. Na corrida, nas últimas voltas chegou a estar cerca de 14 segundos a frente de Massa.


A disputa entre os dois pilotos ferraristas poderia ter ido mais longe. Mas a Ferrari, de novo, não favoreceu Massa. Mandaram brasileiro colocar uma mistura de combustível que tornava o carro menos competitivo. Isso quando Alonso já tinha ultrapassado Vettel. Com tal comando dos boxes o brasileiro teve que se contentar com o segundo lugar.


Alonso concluiu a prova em 1H 39 min 20” 239. Os dez primeiros foram: Alonso, Massa, Hamilton, Vettel, Rosberg, Schumacher, Button, Webber, Liuzzi e Barrichello.


O que se pode concluir é que o desgaste dos pneus será fator decisivo nas corridas. Que serão decididas nas voltas finais quando os carros estarão mais leves. E com pneus e freios no limite do desgaste. Os pilotos terão que “administrar” bem a condução do carro e desgaste do equipamento nas voltas iniciais. Que será determinante no ultimo terço do corrida.


O Próximo GP será na Austrália dia 28. Até lá! 


 (*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 - inovaegot@hotmail.com)

 

Siga o Blog no Twitter



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 14 Março 2010 às 13:22 - em: Papo de Arquibancada


MAIS LIDAS