Alonso cada vez mais próximo da Ferrari
Por Itamar Novaes (*)
O jornal espanhol "AS" noticiou ontem que o piloto espanhol Fernando Alonso poderá ser apresentado como piloto da equipe Ferrari para a temporada de 2010, ainda neste ano. O anúncio poderá ser dado já na véspera do GP da Itália. Dia 11 para ser mais exato. O piloto da Renault tem contrato com a escuderia francesa até 31 de dezembro deste na. Segundo o jornal, a Ferrari ainda tem dúvidas sobre quem dispensar dos atuais pilotos. Na mesma informação consta que o asturiano fará um contrato de cinco anos com a equipe italiana. E levaria consigo o patrocínio de um grande banco espanhol. É aguardar pra ver. Não obstante a isso, Kimi Raikkonen, que se mostra muito desinteressado segundo alguns críticos, se inscreveu para uma etapa do Mundial de Rally. Parece ser ele o menos interessado em correr pela equipe do cavalinho rampante ano que vem. Talvez essa indisposição do finlandês ajude a casa de Maranello a decidir sobre a dupla para 201. Se as informações se confirmarem.
Quanto à crise na F1, nos bastidores informações dão conta de que Max Mosley, presidente da FIA e desafeto das equipes, cogita apoiar Jean Todt (ex-Ferrari) para ser seu sucessor numa eleição. E Bernie Eclestone, que tem lutado nos bastidores para efetivar um acordo entre FIA e FOTA, tem tido êxito em desarmar o clima hostil instalado. Progressos poderão ocorrer. Sobretudo na questão do teto orçamentário para as equipes, que parece, não vai prevalecer. Não é nada oficial, mas os dois lados poderão chegar a um acordo, em breve. A questão envolve vaidades, dinheiro (óbvio!), mas, sobretudo, uma antipatia declarada dos chefes das equipes ao autoritarismo de Max Mosley. Esse é o ponto crucial da disputa. E Bernie Eclestone entrou na disputa como “mediador”. Tem se saído bem!
Apesar de todo o clima instável dos bastidores, a equipe Campos (Campos-Dallara) que estreará em 2010, anunciou que tem 40 engenheiros trabalhando em seu projeto. A meta e ter 80. (precisa tanto?). Disseram que não farão uso do KERS.Estaremos na expectativa.
Por sua vez a Ferrari informou que vai abandonar o Projeto do F-60. Pior para Massa e Raikkonen que não terão muitas chances de resultados melhores até o fim da atual temporada. A equipe italiana vai concentrar esforços para o carro de 2010. Talvez com Alonso num dos cockpit.
(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 - inovaegot@hotmail.com)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 01 Julho 2009 às 13:46 - em: Papo de Arquibancada