
Aforismos do Padre Antonio Vieira
“Pouca fé, isto é, pouca fidelidade; muita fé, isto é, muita confiança.”
Nestes tempos de tão acentuado avanço tecnológico, com tantos instrumentos à disposição para serem utilizados, copiados, com a inteligência artificial orientando e influenciando atitudes e comportamentos, considero útil e necessária uma imersão no universo imensurável que nos deixou o padre Antônio Vieira.
O padre Antônio Vieira (1608-1697) foi um importante religioso, escritor e orador português da Companhia de Jesus, conhecido por seus sermões e textos filosóficos, políticos e religiosos, combateu a escravidão indígena no Brasil, enfrentou a feroz Inquisição portuguesa – por quem foi implacavelmente perseguido –, defendeu os judeus e a abolição da escravatura, além de criticar severamente os sacerdotes de sua época. Na literatura, seus sermões possuem considerável importância no movimento barroco brasileiro e português.
Suas habilidades linguísticas impecáveis, sobretudo em retórica e oratória, tornaram-no o pregador oficial da corte portuguesa por um período. E suas ideias pouco convencionais levaram-no até mesmo à prisão por heresia.
Chamado de “imperador da língua portuguesa” por Fernando Pessoa, padre Antônio Vieira foi autor de correspondências, textos proféticos e sermões. Esse último gênero textual lhe garantiu grande destaque pela riqueza no trabalho com a linguagem e pela abordagem de temas políticos e sociais em meio a imagens religiosas.
A Obra Completa do Padre António Vieira, anotada e atualizada, começou a ser publicada em 2013, quase quatro séculos após o seu nascimento. Esta publicação em 30 volumes inclui a totalidade de suas cartas, sermões, obras proféticas, escritos políticos, sobre os judeus e sobre os índios, bem como sua poesia e teatro, e resulta na primeira edição completa e mais bem cuidada de toda a sua vasta produção. Antônio Vieira escreveu mais de 200 sermões, 700 cartas, além de tratados proféticos e livros.
Embora ele não seja tradicionalmente associado a aforismos (frases curtas e impactantes que expressam uma ideia ou reflexão), muitos trechos de seus textos e sermões podem ser interpretados como tal, devido à sua profundidade e concisão.
Agora, a editora Migalhas publica Migalhas de Padre Antônio Vieira, contendo 835 citações marcantes dele, que se assemelham a aforismos, confirmando mais uma vez sua vasta cultura e disposição ao trabalho.
Abaixo estão algumas citações marcantes de padre Vieira, a começar pela frase que abriu este artigo:
“Pouca fé, isto é, pouca fidelidade; muita fé, isto é, muita confiança.”
“Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras.”
“A esperança é o pão dos pobres, e o pão dos pobres é a esperança.”
“O tempo é a substância de que é feita a vida.”
“A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos.”
“A mentira tem pernas curtas, mas a verdade alcança-a sempre.”
“O orgulho é a ruína do homem; a humildade, o seu alicerce.”
“A fé e a razão são como duas asas que elevam o espírito humano à verdade.”
“Amar ao próximo como a si mesmo não é só mandamento, é a medida do amor.”
“A liberdade é um dom divino, e a escravidão, uma invenção humana.”
“Quem pode fazer o bem e não faz peca por omissão.”
“A morte não é o fim, mas a passagem para a eternidade.”
Essas frases capturam a essência do pensamento de padre Antônio Vieira, marcado por sua profunda fé, sua sensibilidade social e seu talento retórico. Seus textos e sermões continuam a ser estudados e apreciados por sua perenidade, relevância e sabedoria.
Enfim, reler os escritos do padre Antônio Vieira representa um aprendizado constante.
(*Heitor Rodrigues Freire – Corretor de imóveis e advogado)
Deixe seu comentário
Postado por: Heitor Freire (*), 22 Fevereiro 2025 às 09:00 - em: Falando Nisso