Adversários, dois ex-presidentes do Uruguai renunciam juntos ao Senado

Parlamento del Uruguay/Divulgação
Adversários, dois ex-presidentes do Uruguai renunciam juntos ao Senado
Adversários, Sanguinetti e Mujica se uniram hoje em ato de renúncia dos cargos na Câmara de Senadores

Adversários na política, dois ex-presidentes do Uruguai – José "Pepe" Mujica, de 85 anos, da Frente Ampla de esquerda; e Julio María Sanguinetti, de 84, do conservador Partido Colorado – se uniram em sessão conjunta ontem para renunciar aos respectivos cargos de senador, quando trocaram um forte abraço. O gesto raro na política foi classificado por outros parlamentares como "reflexo da democracia".

Mujica havia anunciado no mês passado que deixaria o cargo por motivos de saúde e disse hoje, em discurso, que isso não "significa o abandono da política, mas sim o abandono da linha de frente". "No meu jardim, há décadas não cultivo o ódio. Aprendi uma dura lição que a vida me impôs. O ódio acaba deixando as pessoas estúpidas" disse o ex-presidente, que passou 13 anos preso durante a ditadura militar. "Já passei por tudo, mas não tenho ódio de ninguém e quero dizer aos jovens que triunfar na vida não é ganhar, mas sim se levantar toda vez que cair", acrescentou.

Sanguinetti lembrou sua renúncia já estava prevista desde antes das eleições nacionais de 2019, em uma carta de despedida. A decisão, afirmou, foi tomada pela necessidade de se dedicar à Secretaria Geral do Partido Colorado e às suas atividades como jornalista e correspondente editorial. Leia aqui as cartas de renúncia dos dois ex-presidentes no site do Parlamento uruguaio.



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 21 Outubro 2020 às 14:30 - em: Principal


MAIS LIDAS