AACC faz 20 anos e comemora índice de cura do câncer que chega a 70% em MS
AACC-MS DivulgaçãoEm 1998, sem um centro de tratamento especializado, só 10% dos casos de câncer infantil diagnosticados e tratados em Mato Grosso do Sul alcançavam a cura, relatam oncologistas. Hoje o índice chega a 70%, depois da fundação do Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil (CETOHI) há 18 anos. Os dados são da Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC-MS) que está completando 20 anos de existência neste mês.
Chefe e um dos fundadores do CETOHI, o oncologista pediátrico Marcelo dos Santos Souza, diz que desde a fundação da AACC/MS, quase foi erradicado o abandono de crianças em tratamento de câncer, além da elevação das taxas de cura. "A partir daí só tivemos conquistas, com parcerias estabelecidas com o Governo do Estado e com a Universidade Federal de MS, onde foi constituída a criação do CETOHI, no Hospital Regional Rosa Maria Pedrossian", comenta.
Presidente da associação desde 1998, quando enfrentou a missão de tratar de um filho com câncer, Mirian Comparin Correa explica que, apesar das vitórias, é sempre necessária a ajuda da população para manter a entidade, cujo gasto mensal gira em torno de R$ 250 mil, custeado 90% por ações próprias por meio de eventos como bazares e colaborações.
Para saber mais como funciona a AACC-MS acesse o site www.aacc-ms.org.br ou faça uma visita à Avenida Ernesto Geisel, nº 3475, Orpheu Baís em Campo Grande. O telefone é (67) 3322-8000.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 23 Março 2018 às 12:00 - em: Principal