A volta do Alemão às pistas da Fórmula 1...

Itamar Novaes (*)


Conforme dissemos, domingo passado a F-1 estará de volta dia 23 de agosto. No Grande Prêmio da Europa. Em Valência na Espanha. Circuito de rua.


Bem, a mais impactante bomba da semana (amplamente divulgada!), foi a volta de Michael Schumacher à formula Um.Até a crise que envolve a cartolagem, por ora, foi esquecida!
No domingo passado, durante a transmissão da corrida pela TV Globo, o narrador Galvão Bueno teceu severa crítica ao ex- piloto e tri-campeão do mundo Niki Lauda. Que horas após o acidente de Massa sugeria que a escuderia italiana colocasse Schumacher no lugar do brasileiro. Na segunda ou terça- feira, Willy Weber, o empresário do piloto alemão desconversou sobre essa possibilidade. Porém, na quinta-feira o time de Maranello confirmou Schumacher de volta. É uma realidade!O que dirá Galvão Bueno?


Polêmicas à parte, o importante é que Felipe Massa está bem. Deixará o leito do hospital domingo próximo. E, segundo seu médico particular, não apresenta nenhuma seqüela. Sobretudo, no olho direito que mais preocupava a todos.


A volta do alemão se dará sob grande expectativa, como deve ser. Numa semana em que a BMW anunciou sua retirada do campeonato e, rumores davam conta que Toyota, Renault e Mercedes ameaçavam sair também, a Toyota e a Mercedes reafirmaram seus compromissos com a categoria.


Ainda sobre a volta de Schumacher se tudo correr “normalmente”, ele fará bons tempos no inicio da readaptação. É claro que precisa se condicionar fisicamente para isso. Mas Schumi é gênio e pode surpreender. Se tudo correr conforme o previsto em duas ou três corridas, dependendo do desempenho do carro, ele estará bem próximo dos pilotos que disputam as primeiras posições. Mas em se tratando de Schumacher,mais do que nunca, as teorias podem ser derrubadas. Ele já fez isso várias vezes. E esperamos que Massa retorne o quanto antes, para formar dupla com Alonso em 2010, quem sabe.
 

Nesse breve retorno do alemão, um fato interessante será vê-lo de novo disputando corridas contra Barrichello. Rubinho, de certa forma (após o episódio da mola que atingiu Massa!) “trouxe” o alemão de volta a Formula Um. E não devemos nos esquecer que entre os dois pilotos o clima anda, no mínimo, com certa animosidade. No ano passado Barrichello e Schumi trocaram farpas. Numa corrida de kart em Santa Catarina Barrichello venceu uma bateria, mas reclamou muito de manobras de Schumacher. E o alemão em réplica disse que Barrichello “só sabia chorar”. Chorava até quando ganhava. Além disso, Barichello esta escrevendo sua autobiografia. E disse que vai revelar “coisas interresantes” acerca do período no qual correu com Schumacher na Ferrari. Insinuou que o alemão mandava “copiar” a acerto dos pneus que ele Rubinho fazia para a Ferrari que pilotava. Uma prática não muita estranha, mas, que demonstra um pouco do que ocorre nos boxes, longe dos olhos de todos os torcedores. No momento a Brawn  GP ainda tem mais carro que a Ferrari. Entã, até que Massa retorne teremos esse adendo de emoção no campeonato. Willkommen Schumi!!


Na corrida de Valência dia 23 de agosto, por ora, a Renault não disputará pelo incidente
causado conforme reportamos no domingo, quando não ajustaram bem a roda dianteira direita de Alonso após pit stop do espanhol. A escuderia francesa corre atrás para tentar reverter essa situação. Até mesmo o prefeito da cidade espanhola reclamou a ausência da Renault, pois sem Alonso no grid o público pode não ser o esperado. E o prejuízo será certo imaginam. Vamos aguardar.


 
(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 - inovaegot@hotmail.com)



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 31 Julho 2009 às 11:15 - em: Papo de Arquibancada


MAIS LIDAS