A primeira campanha de Pedrossian ao governo...

Foto do acervo de Armando Anache Filho www.marcoeusebio.com.br
A primeira campanha de Pedrossian ao governo...
A imagem em preto-e-branco de 1965 retrata a caminhonete com dois alto-falantes Delta, um virado para frente e outro para trás, que divulgava em Corumbá, na fronteira do Brasil com a Bolívia, a primeira campanha de Pedro Pedrossian (de óculos, ao centro) ao governo, disputando o comando do Mato Grosso uno. Na lateral do veículo o símbolo da Noroeste do Brasil (NOB) lembrava que o engenheiro candidato a governador era oriundo da rede ferroviária que fomentou o progresso no sul do estado que, dividido doze anos depois, se tornaria o Mato Grosso do Sul.

Armando Anache (2º a partir da esquerda) era o encarregado da campanha de Pedrossian em Corumbá. Catorze anos depois se tornaria prefeito da chamada Cidade Branca que administrou no período de 1979-1982. Em seguida, seria eleito deputado estadual cumprindo mandato na Assembleia Legislativa de 1983 até o início de 1995. Os alto falantes Delta do carro de som ladeado pelos correligionários políticos também divulgavam o jingle de campanha do deputado estadual José de Freitas (2º a partir da direita).
  
– "Meu povo, meu povo, ele vem aí de novo. O candidato José de Freitas, é o nome ideal, dê o seu voto pra ele, pessoal, para deputado estadual... - dizia parte do jingle de campanha de Freitas. Eu era criança, mas lembro de tanto cantar" - contou o jornalista Armando Anache, filho do ex-prefeito corumbaense, ao enviar a imagem para a seção GARIMPANDO HISTÓRIA do Blog. 

Pedrossian e Freitas eram eram ligados a Filinto Muller, militar e político cuiabano que ficou famoso como chefe da polícia política da ditadura de Getúlio Vargas no início dos anos 40 e que ganhou repercussão internacional por prender a judia alemã Olga Benário, militante comunista e mulher de Luís Carlos Prestes, deportada para a Alemanha, onde seria executada em Bernburg, em 1942. Por sua grande influência nos governos federais, Filinto ditou por décadas a política regional e foi um dos articuladores da aliança PSD/PTB que elegeria Pedro Pedrossian naquele ano.

Eleito, Pedrossian governou o Mato Grosso uno de 1966 a 1971. Como senador foi uma das lideranças que se empenhou pela divisão territorial que acabou acontecendo em 1977. Veio a governar Mato Grosso do Sul por dois mandatos, de 1980 a 1982, na condição de "biônico"nomeado pelo governo militar; e de 1991 a 1995 como governador eleito. Em 1998 voltou a disputar o governo, mas embora tenha iniciado como favorito a campanha, acabou não conseguindo ir para o segundo turno em que a surpresa foi Zeca do PT, que com o reforço de votos de milhares de eleitores pedrossianistas venceu o tucano Ricardo Bacha, candidato apoiado pelo então governador e adversário de Pedro, Wilson Martins (PMDB).

Siga o Blogueiro no Twitter


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 31 Outubro 2010 às 13:35 - em: Garimpando Historia


MAIS LIDAS