A chegada de Lula à lua

Ricardo Stuckert/Divulgação
A chegada de Lula à lua
Com grande ato do MST desfilando por Brasília, petistas prometem registrar hoje a candidatura de Lula
Por Merval Pereira em blog no O Globo:
 
"O título parece de folheto de cordel. Mas faz sentido. Corre em Brasília a informação, que de tão estapafúrdia se confunde com fake news, de que hoje o PT vai registrar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República apresentando uma certidão de antecedentes criminais de São Bernardo do Campo, que atesta que Lula não tem condenação nem em primeira nem em segunda instâncias.
 
Seus advogados estariam dispostos a tentar a manobra para driblar a Lei de Ficha Limpa, pois a legislação eleitoral exige certidões criminais emitidas pela Justiça Federal de primeira e segunda instâncias, onde o candidato 'tenha o seu domicílio eleitoral'.
 
Como a condenação de Lula ocorreu, na primeira instância em Curitiba e em segunda instância no TRF-4 de Porto Alegre, ele não estaria obrigado a apresentar as certidões daquelas cidades.
 
Trata-se da mais clara chicana, apresentação de um argumento baseado em detalhe ou ponto irrelevante da legislação. A tramóia, se realizada, não deve prosperar, pois a eleição presidencial tem caráter nacional."
 
Leia a íntegra aqui em O Globo.


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 15 Agosto 2018 às 11:30 - em: Principal


MAIS LIDAS