A charge assassina

Blog do Juca Kfouri/Reprodução
A charge assassina

Depois de condenado em primeira instância com a Sempre editora, do jornal Super, a pagar R$ 7 mil de indenização, o cartunista Eduardo dos Reis Evangelista, o Duke, resolveu apelar para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais onde a 11ª Câmara Cível dobrou o valor da indenização. Ele e a editora agora terão de pagar R$ 15 mil por danos morais ao árbitro de futebol Ricardo Marques Ribeiro pela publicação de uma charge que critica o árbitro Ricardo Marques Ribeiro. Em desabafo intitulado "A charge assassina" publicado no blog do Juca Kfouri, no site UOL, Duke afirma:

– "A charge se refere ao jogo Cruzeiro x Ipatinga pelo Campeonato Mineiro de 2010, em que foram cometidos pelo juiz quatro erros bisonhos contra o Ipatinga. A arbitragem neste jogo foi tratada por toda a imprensa como vergonhosa e desastrosa. O caso foi julgado pela 11ª Câmara Cível, exatamente onde Ricardo Marques trabalha como assessor jurídico do presidente, o desembargador Wanderley Salgado de Paiva, que é conselheiro do Cruzeiro".

Dizendo-se "temeroso pelos rumos que nosso país tem dado à liberdade de expressão e criação" Duke afirma acreditar que "este caso abre um precedente perigosíssimo para os chargistas, humoristas e jornalistas" e afirma que vai recorrer ao STJ com "esperança de que isso se reverta". Leia a íntegra do desabafo do Duke no blog do Juca.



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 28 Janeiro 2014 às 18:00 - em: Papo de Arquibancada


MAIS LIDAS