A 1ª goleada ao vivo, a Coreia não vai esquecer

Lars Baron/Getty Images/UOL - Reprodução

Talvez animado por perder pela diferença de apenas um gol da seleção mais temida do mundo (a do Brasil, na estreia), pela primeira vez o governo ditatorial da Coreia do Norte liberou uma transmissão ao vivo de jogo de sua seleção para a população de seu fechado regime. E essa primeira vez os norte-coreanos não devem jamais esquecer. Viram sua seleção sofrer a sexta maior goleada da história das copas de 7 a 0 contra Portugual. Vale frisar que a derrota por 2 a 1 para o Brasil só foi transmitida em gravação três horas depois para os norte-coreanos depois de observada e aprovada pela censura.


Em entrevista depois da derrota para o Brasil, kim havia descartado represálias do regime da Coreia do Norte caso sua seleção não se saísse bem. Mas, afinal, perder por diferença de um gol para o Brasil pode ser considerado uma vitória pela maioria das demais seleções. Contra Portugal a história foi bem diferente. Provavelmente o ditador Kim Jong Il se arrependeu de abrir exceção e transmitir a partida justamente no dia do maior fiasco de sua seleção na copa. Talvez, isso possa ter até instabilizado a equipe norte-coreana que segurava bem o jogo até o início do segundo tempo, mas desandou a maionese depois de sofrer o segundo gol. Devem ter tremido as pernas lembrando que seu seu país todo estava vendo-os via satélite. Espera-se que agora o ditador não resolva punir os atletas.


Depois do jogo de hoje, o técnico Kim Jong Hun, xará do poderoso xefão, isentou seus jogadores e assumiu toda a responsabilidade pela vexatória derrota:

 

– "Foi minha culpa não ter adotado a maneira correta de atuar. Nossa vontade de empatar depois que sofremos o primeiro gol foi tão grande que acabamos ficando expostos demais. A equipe se desconcentrou depois que tomou três gols rápidos e aí não pudemos conter os portugueses, que têm um ataque muito forte" - explicou Kim.

 

Questionado pelos jornalistas, o Kim técnico disse considerar a Seleção Brasileira melhor do que a lusitana, apesar de sua equipe ter de saído bem melhor no primeiro jogo. "Brasil e Portugal têm qualidades, jogadores velozes, vão fazer um grande jogo na próxima rodada. Mas o Brasil tem qualidades mais notáveis", disse. Eliminada da competição, a Coreia do Norte enfrentará a Costa do Marfim só pra cumprir tabela. Mas tem de tomar cuidado, pois os gigantes marfinenses precisam também golear os norte-coreanos e torcer para o Brasil fazer o mesmo com Portugal pra tirar a diferença de nove gols.

 

(Mais sobre a Copa no PAPO DE ARQUIBANCADA)

 

Siga o blogueiro no Twitter



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 21 Junho 2010 às 13:00 - em: Papo de Arquibancada


MAIS LIDAS