60 anos Heitor Freire (*)

60 anos

Neste 25 de maio, eu e a Rosaria completamos 60 anos de vida conjugal. Sessenta anos de amor, aprendizado, lutas, conquistas e quedas, mas sempre com fé e esperança, levantando-nos cada vez mais fortes.
 
Muitos foram os obstáculos interpostos em nosso caminho, mas todos foram superados.
 
Com o passar do tempo e as vicissitudes, venturas e desventuras vividas, a Rosaria se constituiu no meu porto seguro, que se viu acometido de muitas tempestades e até alguns tufões, mas nunca vacilou nem tergiversou, consagrando uma visão que um amigo vidente teve no dia do nosso casamento. Ele nos disse que no momento em que o padre consagrava nossa união, viu descer do alto o Espírito Santo, abençoando-nos.
 
O meu aprendizado se enriqueceu quando comecei a entender que devia aproveitar a convivência com a Rosaria para alcançar a evolução espiritual que sua companhia sempre me proporcionou.
 
A Rosaria é uma pessoa que tem uma qualidade muito rara: é dotada de bom senso. Aprendi com ela que ser sensato e fazer o correto juízo das coisas é dificílimo. Ela não se dá a extremos, não segue fórmulas preestabelecidas e não se impressiona com qualquer novidade (nos costumes e no modo de se vestir, ela nunca seguiu a moda, e fez disso um ótimo exemplo para as nossas sete filhas). E alia à temperança um sentimento de solidariedade para com todos, sem nunca cair no apiedamento.
 
Enfim, é a mestra que Deus me proporcionou para o meu aprendizado, hoje e sempre. Juntos, conseguimos construir uma família constituída por sete filhas, genros e netos, perfazendo um universo de 26 pessoas que convivem harmoniosamente, com alegria, proporcionando-nos uma alegria constante.
 
Fizemos da nossa família um canto de louvor ao nosso Criador, cumprindo e seguindo fielmente os ensinamentos de Jesus, que nos mostrou o caminho, a verdade e a vida.
 
Fiz uma pesquisa sobre o significado do número 60. E, surpreendentemente, verifiquei que o seu significado é verdadeiro. Porque consiste na energia e no simbolismo dos números 6 e 0.
 
O número 6 simboliza a família, a vida em casa, amor, equilíbrio, estabilidade, harmonia, verdade, responsabilidade, compromisso, serviço aos outros, abnegação, gratidão, carinho, empatia, simpatia e aspectos financeiros da vida.
 
O número 0 simboliza o infinito, a eternidade, ciclos, começos, potencial, fluxo e escolhas – desenvolve a espiritualidade e evidencia voz da intuição para encontrar respostas. Amplifica também a energia e os atributos do número a que se acrescenta.
 
O número 60, ao juntar o 6 e o 0, simboliza amor, carinho, lar e família. É uma marca de equilíbrio, idealismo e relações familiares harmoniosas. As pessoas que ressoam com o número 60 estão comprometidas com o bem-estar de outras pessoas, especialmente de seus familiares. Elas levam a sério suas responsabilidades. Essas pessoas gostam de interagir com os outros.
 
Ou seja, achei um simbolismo que sintetiza genuinamente tudo o que tem sido minha vida em comum com a Rosaria.
 
E as bodas de 60 anos são denominadas Bodas de Diamante.
 
O diamante é considerado um dos elementos mais resistentes e estáveis de toda a natureza. Por esse motivo, ao completar 60 anos de união, o casal celebra as bodas de diamante, ou seja, significa que atingiram um nível de total consolidação do casamento.
 
A indestrutibilidade do diamante é uma das características que mais se associa ao sexagésimo ano de matrimônio, quando muitos obstáculos já foram ultrapassados pelo casal, que se manteve unido por tanto tempo.
 
(É impressionante como essa internet nos surpreende com definições certeiras.)
 
Popularmente, costuma-se dizer que quando o casal atinge as bodas de diamante, esse relacionamento nunca mais terá fim. Será eterno. Que assim seja, com as bençãos de Deus.
 
(*Heitor Rodrigues Freire – corretor de imóveis e advogado)


Deixe seu comentário


Postado por: Heitor Freire (*), 27 Maio 2023 às 08:00 - em: Falando Nisso


MAIS LIDAS