1965... o jogo do ano em que a eleição acabou

Do acervo de Edmar Neto para o Marco Eusébio in Blog wwww.marcoeusebio.com.br

Neste ano de copa e de eleições, a foto do encontro entre Lúdio Martins Coelho e Edson Arantes do Nascimento em Cuiabá (MT) em 1965 retrata um período marcante, embora obscuro, da política e do futebol brasileiro. Naquele ano seguinte ao golpe militar de 64, Lúdio disputava o governo do Mato Grosso uno e Pelé era a grande estrela do Santos que foi à capital mato-grossense fazer uma de suas exibições do futebol espetáculo e golear por 6 a 2 o Dom Bosco em amistoso.

 

O jogo foi promovido pelo empresário Nassura (Nasrala Siufi), ousado promotor de eventos da época, conforme descreveu o jornalista Paulo Zaviasky em artigo no Diário de Cuiabá: "A coroação desses seus arrojados empreendimentos esportivos fora, a nosso ver, a vinda de Pelé em 1965, uma “verdadeira loucura”, afirma, pois em Cuiabá falsificaram – quem não se lembra disso? – os ingressos e ele teve prejuizo incalculável. A renda que deveria ser de treze mil cruzeiros, não chegara a oito. Felizmente, desabafa, em Campo Grande fora possível equilibrar as despesas".

 

Realizadas no dia 3 de outubro para escolha de governadores de 11 estados (a eleição de presidente da República foi cancelada, sendo prorrogado O mandato de Castelo Branco até 15 de março de 1967) a oposição triunfou em estados importantes como Guanabara e Minas Gerais, com Francisco Negrão de Lima e Israel Pinheiro da Silva, eleitos pelo PSD, ambos ligados ao ex-presidente da república cassado Juscelino Kubitschek, o que preocupou o grupo que defendia um regime político autoritário. Essas derrotas aliadas à pressão do grupo linha-dura levou o presidente Castello Branco a baixar o AI (ato institucional) nº 2, no 27 de outubro de 1965, que extinguiu os 13 partidos políticos existentes no Brasil e eleições diretas por duas décadas.

 

Lúdio não se elegeu em 1965. No ano seguinte, na Copa da Inglaterra, Pelé foi caçado em campo por adversários que usavam do chamado "futebol força" para surpreender o Brasil. Jogou só duas das três partidas que o Brasil disputou até ser eliminado. Um desses jogos foi o último dele com Garrincha, na vitória de 2x0 sobre a Bulgária. Juntos, os dois nunca perderam uma partida pela seleção. Garrincha entrou em decadência pelo excesso de bebidas e injeções nos joelhos "graças" às pancadas de adversários e aos cartolas que obrigavam o gênio das pernas tortas a jogar mesmo machucado para garantir o espetáculo em que ele era atração principal. Destino oposto e ascendente marcou a trajetória de Edson.

 

Em 1970 Pelé consagrou-se como o rei do tri-campeonato brasileiro. E quando as eleições diretas voltaram, o pecuarista e empresário Lúdio Coelho se tornou por duas vezes prefeito de Campo Grande-MS (de 1983 a 1985, pelo PMDB, e de 1989 a 1992, pelo PTB) e senador da República, de 1995 a 2003, pelo PSDB.

 

Siga o blogueiro no Twitter 



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 07 Julho 2010 às 00:27 - em: Garimpando Historia


MAIS LIDAS