Wilson Martins e os comunistas

Wilson Martins e os comunistas

Postado por Por Eronildo Barbosa (*) , 15 Fevereiro 2018 às 18:18 - em: Artigos

Li muitas histórias do político Wilson Martins que nos deixou nesta semana, aos 100 anos de vida. Todas apontam o profundo respeito que ele nutria pelas liberdades democráticas. 
 
Vejamos mais uma: um grupo de todos bancários fazia algumas pichações pelas ruas de Campo Grande, no início de 1964, em defesa das reformas de base. A polícia e a Ademat (Ação Democrática Mato-Grossense) não gostaram e prenderam os jovens. Poucos minutos depois apareceu Wilson Martins para soltar os bancários. Ela era filiado a UDN. A moçada foi liberada na mesma noite graças à intervenção de Wilson. Porém, seu partido, a UDN, o criticou publicamente pelo seu gesto. Lutar pelas causas democráticas foi o grande legado de Wilson e seu irmão Plínio Martins. 
 
WILSON MARTINS E OS COMUNISTAS II  
 
É verdade que Wilson Martins era amigo de alguns famosos comunistas de MS. Entretanto, na eleição para prefeito de Campo Grande em 1988, quando Plinio Martins foi candidato, ele deixou os comunas do PCB numa situação difícil. O diretório do PMDB decidiu excluir, sem uma razão plausível, o PCB da aliança para a disputar a prefeitura naquele ano. Essa decisão tirou a vaga quase que certa do combativo Fausto Matto Grosso na Câmara. O PCB foi forçado a lançar chapa pura e não conseguiu votos suficientes para eleger  um vereador. Se Wilson quisesse o PMDB faria aliança com o PCB. Ele mandava no partido."
 
(*Eronildo Barbosa da Silva, professor e historiador paraibano radicado em Campo Grande)