"Tempos de loucura" de um prefeito em MS

"Tempos de loucura" de um prefeito em MS

Postado por Marco Eusébio , 05 Dezembro 2013 às 16:00 - em: Garimpando Historia

Quem narra a história é o jornalista e ex-deputado federal fluminense Sebastião Nery, em seu blog:
 
“Prata Braga era funcionário dos Correios e Telégrafos no Ceará. Como  todo bom cearense, um dia se cansou da vidinha tola e resolveu correr mundo. Pediu transferência. Deram. Recebeu um telegrama do serviço:
 
- ´Apresentar-se em Maracaju`.
 
José Prata [na verdade Luiz Gonzaga, diferente do que diz o Nery] não sabia onde ficava Maracaju. Foi olhar no mapa. Era no sul de Mato Grosso (ainda uno), perto de Aquidauana, para lá de Campo Grande. Arrumou suas coisas e partiu. Chegou a Maracaju, descobriu o equivoco. O telegrama estava errado. Era para se apresentar em Aracaju, Sergipe, perto, no Nordeste. Mas já estava em Mato Grosso, pediu para ficar lá, deixaram.
 
Prata era um despachado, como se diz no seu Ceará. Camisa aberta no peito, sem botão, nunca usou paletó. Em pouco tempo, virou figura popular em Maracaju. Vieram as eleições para prefeito em 1976.
                                               
MARACAJU
 
Prata queria ser candidato, não tinha legenda, porque as forças politicas  tradicionais da cidade já haviam fixado suas preferências nas legendas e sublegendas da Arena e do MDB. Prata insistiu, arranjou a 3ª legenda da Arena. Deram-lhe, ´para ajudar o partido`.
 
Derrotou todo mundo. Eleito prefeito, implantou seu estilo. O caminhão da prefeitura, a caçamba de carregar terra, o jipe do prefeito, os papéis internos, passaram a trazer seu slogan: ´É tempo de loucura`.
 
Faixas nas ruas, cartazes na porta da prefeitura, Prata cobriu Maracaju com seu slogan: 
 
- ´É tempo de loucura`. 
 
E o estádio de futebol ganhou o apelido ´O Loucão`."
 
O tempo passou, o sul do antigo estado virou Mato Grosso do Sul. Mas o slogam  continua fazendo parte da história da cidade hoje famosa pela "Festa da Linguiça de Maracaju".
 
E chamou a atenção do advogado e historiador Yves Drosghic, colaborador aqui do Blog, que, em visita à cidade, fez a foto acima da placa na Câmara dos Vereadores com a frase "E a loucura continua"... para que os leitores possam conhecer ou relembrar a história os "tempos de loucura" de Maracaju.
 
PS: A título de colaboração, o jornalista Jota Menon, que atua em Maracaju, informa: "No primeiro mandato o slogan foi ´É Tempo de Loucura` e, no segundo, ´A Loucura Continua`. O nome do ex-prefeito é Luiz Gonzaga Prata Braga e não José Prata, conforme grafou Sebastião Nery."