Nelson Trad e o caso do padre Jentel

Nelson Trad e o caso do padre Jentel

Postado por Marco Eusébio , 31 Março 2013 às 13:07 - em: Garimpando Historia

Um livro sobre episódios de advogados que defenderam presos políticos durante a ditadura militar está sendo elaborado pelo deputado federal paulista José Mentor (PT) neste início de 2013, que pediu colaboração ao colega Fábio Trad (PMDB-MS). O deputado sul-mato-grossense vai escrever sobre o padre francês François Jentel (chamado de Francisco Jentel, na foto à direita), que teve como advogado o pai dele, o saudoso ex-deputado Nelson Trad (juntos na foto de arquivo à esquerda), que atuou na defesa do religioso junto com o famoso jurista Heleno Fragoso, também falecido. 

 
O revelante caso aconteceu no início da década de 70 em Santa Teresinha, distrito da pequena cidade de Luciara, no antigo Mato Grosso, região do Araguaia, palco de guerrilhas no período. Na época a Companhia de Desenvolvimento do Araguaia (Codeara) incentivava ricos empresários a abrir grandes fazendas na região. 
 
Em 1972, uma empresa comprou uma grande área que incluía parte urbana e povoada do lugarejo. Para efetivar a posse, contrataram seguranças armados e reprimiram quem tentasse se opor à ocupação. O padre Jentel mobilizou trabalhadores e tentou impedir a destruição das casas, sem sucesso. Entre as moradias derrubadas, estava um ambulatório construído em mutirão organizado pelo religioso. Por liderar a revolta, o sacerdote logo foi taxado de subversivo pelos militares. 
 
Preso, foi condenado a 10 anos de prisão por uma auditoria militar do antigo Mato Grosso uno em maio de 1973, diante de um juiz civil e quatro militares que ignoraram o fato de a Codeara ter invadido terras da Igreja e dos camponeses, conforme narra o jornalista Montezuma Cruz no artigo "Ditadura expulsou padre Jentel do país". Enviado a um quartel da PM em Campo Grande, ficou preso por cerca de um ano até ser libertado, expulso do país e mandado de volta à França.