História do fogo amigo no PT de Campo Grande

História do fogo amigo no PT de Campo Grande

Postado por Marco Eusébio , 23 Maio 2014 às 17:30 - em: Garimpando Historia

 
Em tempos modernos via Facebook quem relata é o professor e historiador Eronildo Barbosa da Silva:
 
"As fotos acima são do arquivo de Haroldo Borralho. Elas retratam um famoso e misterioso incêndio que ocorreu na sede do PT, em 1980, no centro de Campo Grande. Conta Haroldo que um grupo de jovens ligados ao agronegócio, em um domingo, tocaram fogo na sede do PT.
 
Livros e documentos viraram cinza. Até hoje não se sabe quem cometeu esse crime.
 
O Haroldo, vice presidente do partido na época, diz que não foi uma coisa ruim. O prédio e os documentos estavam segurados. E o partido recebeu um seguro muitas vezes superior ao prejuízo. Borralho jura de pé junto que foi um crime contra o Partido dos Trabalhadores. Só que o deputado Antonio Carlos, do PT, diz haver controvérsia nessa história".
 
Ao comentar o episódio, Haroldo deu sua versão escrevendo no Facebook que, na época, o Comando de Caça aos Comunistas (CCC), incendiava bancas de revista Brasil afora e por isso resolveu se prevenir. Veja a história do Borralho: 
 
"Eu pensei, se tocarem fogo em algum lugar em Campo Grande com certeza vai ser no PT, eu era vice-presidente do municipal então resolvi contratar um seguro no banco América do Sul do qual era correntista. Foi um briga danada dentro da executiva do PT pois entendiam que eu deveria doar o valor pago por mim ao partido. Qual foi a surpresa que em um domingo, 2 meses depois da assinatura da apólice, pela manhã, fomos acordados pelos vizinhos e as rádios locais noticiando que estava pegando fogo na sede do ´PTB` e fui chamado pelos vizinhos do partido na Rua Antonio Noberto de Almeida, próximo a antiga Rodoviária, que já tinha incendiado tudo. Essa foi a estória. 
 
Pior aí saiu umas fofocas no partido que eu tinha tocado fogo no partido, uma tremenda sacanagem. Claro que era brincadeira dos companheiros. Uma coisa posso dizer. O dinheiro veio em boa hora, pois recebemos o seguro, entreguei ao partido, reformaram toda a sede, compramos 2 ´Caxassinhas mimeógráfos`, sofás, cadeiras e tudo mais para o partido além de pagar a energia atrasada e àgua,o aluguel. O Antonio Carlos de Oliveira pagava e o Zeca era o tesoureiro fazia a contabilidade. Agora devo confessar uma verdade: que ajudou muito esse seguro esse fato foi verdadeiro ainda deu p/fazer 3 encontros regionais trazendo os companheiros do interior e ainda pagar marmitex p/galera toda...
 
Outro fato interessante é que o PT nessas apólices estava seguro, veja só, contra: Roubo, incêndio, tumultos, depredações e, veja só, contra ´greves` também. 
 
´Vixe Mãe do Céu`."