"Eu vou Jangar..." dizia jingle de uma época em que vice tinha mais voto do que presidente

Postado por Marco Eusébio , 17 Junho 2013 às 08:49 - em: Garimpando Historia

Antes do regime militar, as votações para presidente e vice-presidente do Brasil eram separadas. Isso gerava situações curiosas como em 1955, quando o gaúcho João Goulart, o Jango, foi eleito vice-presidente na chapa PTB-PSD com mais votos do que o mineiro presidente eleito Juscelino Kubitschek.

 

Além disso, embora presidente não pudesse disputar reeleição ao término do mandato, vice podia se candidatar de novo. E a população podia eleger opositores. Aconteceu com o próprio gaúcho Jango, eleito novamente vice-presidente em 1960 pela chapa de oposição ao candidato Jânio Quadros, lançado pelo pequeno PTN e apoiado por outras siglas pela União Democrática Nacional (UDN) que venceu o pleito.

 

Jânio renunciou no ano seguinte. Goulart virou presidente sob um regime parlamentarista porque os militares discordavam de sua posse e mais tarde, sob o argumento de ligações dele com comunistas, deflagraram em 1964 o golpe que deu início ao período de regime ditatorial.

 

SHOW DO VOTO LIVRE Veja, acima, outra curiosa preciosidade da época: o vídeo mostra uma vitrola tocando o disco em vinil da campanha de Jango de 1960 que era exibida em formato de programa de rádio em que o locutor César de Alencar anunciava artistas famosos da época como Jorge Veiga, Dircinha Batista, Luís Vieira, Altamiro Carrilho, Elizete Cardoso (A Divina), Ivon Curi e Isaurinha Garcia cantando o jingle que dizia "Na hora de votar, eu vou Jangar, eu vou Jangar..."