Em nova denúncia ao STF, Janot acusa Temer de chefiar 'quadrilhão' do PMDB

Em nova denúncia ao STF, Janot acusa Temer de chefiar 'quadrilhão' do PMDB
Legenda: Michel Temer vai precisar de novo do apoio dos deputados para se livrar de nova denúncia de Rodrigo Janot

Postado por Marco Eusébio , 14 Setembro 2017 às 18:59 - em: Principal

Em sua derradeira semana como procurador-geral da República, Rodrigo Janot deu sua última "flechada" e apresentou hoje ao Supremo sua segunda denúncia contra Michel Temer, em que acusa o presidente de organização criminosa e obstrução de Justiça chefiando o chamado "quadrilhão" do PMDB. Também são alvo da denúncia os ministros Eliseu Padilha, Moreira Franco, os ex-ministro Geddel Vieira Lima, o ex-deputado e ex-ministro Henrique Alves, os ex-deputados Eduardo Cunha e Rocha Loures, e os empresários Joesley Batista e Ricardo Saud.
 
Na denúncia, Janot afirma que Temer e os peemedebistas citados formaram um núcleo político para cometer crimes contra empresas e órgãos públicos e receberam propinas que, somadas, superam R$ 587,1 milhões. Janot diz ainda que "diversos elementos de prova" apontam Temer no "papel central" da organização criminosa desde quando integrava a base do governo Lula. 
 
Para analisar a denúncia, o Supremo precisa de autorização da Câmara onde o presidente tem apoio da maioria dos deputados. Em agosto, os parlamentares rejeitaram a primeira denúncia de Janot contra Temer por corrupção passiva. Hoje, ao comentar a nova denúncia, o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que o caso "é grave" e deve paralisar a Casa.