Conheça a síndrome de Asperger, o autismo leve de Benê da Malhação

Conheça a síndrome de Asperger, o autismo leve de Benê da Malhação
Legenda: Benê (Daphne Bozaski) da novela Malhação, apresenta traços do Transtorno de Asperger, um tipo leve de autismo

Postado por Marco Eusébio , 19 Fevereiro 2018 às 09:31 - em: Principal

A personagem Benê (Daphne Bozaski) da novela Malhação, da TV Globo, fala tudo o que pensa e tem dificuldade em se relacionar socialmente, pelo excesso de sinceridade. Tem ainda um interesse exagerado em corrida e piano. Essas características são típicas de quem tem o Transtorno de Asperger, considerado um tipo de autismo leve, explica o neuropediatra Clay Brites, um dos fundadores do Instituto NeuroSaber.
 
O especialista diz que há diferentes níveis de intensidade do autismo, que vão de leve, moderada e severa. O Asperger é considerado um autismo leve, pois a pessoa só apresenta restrições visíveis na forma de falar, de expressar emoções, de entender linguagem subliminar (duplo sentido) e processos de comunicação que dependem de mecanismos não-verbais, como gestos, expressões faciais e mudanças de tom da voz.
 
"Nela, o comprometimento poupa, de certa forma, a inteligência e a linguagem. Por exemplo, eles têm uma maior funcionalidade e mais autonomia para se adaptar aos desafios sociais e acadêmicos quando comparados com outros tipos. Além disso, têm tendência a intelectualização e racionalização de tudo, além de exagerado interesse por determinados assuntos", comenta.
 
“Apesar de sua descrição não existir mais no Manual de Transtornos Mentais, o DSM-5, desde 2014, ela está muito bem definida e descrita clinicamente desde da década de 70 e é citada e descrita no Código Internacional de Doenças, o CID-10”. O transtorno tem origem genética, mas não existe apenas uma causa que seja a responsável pelo surgimento desta condição.
 
O neuropediatra orienta que a procurar ajuda assim que a suspeita do Transtorno de Asperger for levantada. "Mas é importante ressaltar com os pais que somente com o acompanhamento de profissionais para auxiliar quem o apresenta e a sua família, a qualidade de vida do (a) filho(a) tende a ficar melhor pois todos passam a entender o que acontece e como lidar", destaca.