Como é difícil dizer não!

Como é difícil dizer não!

Postado por Wilson Aquino (*) , 15 Dezembro 2016 às 21:39 - em: Artigos

A incapacidade do homem (jovens e adultos) de dizer “não” com frequência maior que “sim”, nas mais variadas situações ao longo de sua vida, pode colocá-lo em situações delicadas, perigosas, que podem conduzí-los por caminhos tortuosos, de difícil retorno ou até sem volta, provocando marcas profundas no corpo e na alma, da família principalmente.
 
Quantos dos nossos jovens, na sua trajetória de vida, não se desviaram do caminho que vinham sendo traçados e orientados carinhosamente pelos pais? Começaram a se desviar quando ouviram de um “amigo” propostas como:
 
- Vamos fumar?
- Vamos fumar maconha?
- Vamos beber?
- Vamos transar?
- Vamos roubar chocolate no supermercado?
 
O medo de ser rejeitado! De não ser aceito socialmente, faz com que adolescentes, jovens e até adultos, digam “sim”, quando deveriam dizer “não”.
Não medem as consequências de suas escolhas e simplesmente aceitam aquilo que deveriam rejeitar.
 
Mas, essa dificuldade não é inerente apenas aos jovens. Um pai quando entrega as chaves do carro para um filho menor, cedendo à sua insistência, sob a alegação de que vai apenas dar uma “voltinha” no quarteirão, dificilmente consegue dizer “não” quando esse mesmo menor, sem habilitação, sai livremente pela noite, voltando na madrugada depois de uma “noitada” com os amigos.
 
A pessoa que deixa de dizer “não” a uma oferta de bebida, acaba entrando num difícil caminho, inibidor de um crescimento e desenvolvimento saudável. Isto quando as consequências não são trágicas.
 
Teme que se disserem “não” estaria fora dos padrões normais da juventude, ou até que serviria de chacota pelos amigos, que poderiam alijá-lo do quadro de amizade.
Se não soube dizer não para as bebidas, o pior pode vir depois: as drogas.
 
Ora! Como não experimentar uma maconha “que todo mundo fuma”, como afirmam aqueles que tentam persuadir os outros a cometer o mesmo erro?
 
Argumentos persuasivos diversos não faltam àqueles que estão trilhando caminhos tortuosos e que buscam companhias afins.
 
Maconha, cocaína, crack, ecstasy... levam o indivíduo a caminhos tenebrosos, trágicos!
 
“Não” ao sexo fora do casamento também deveria ocorrer com maior frequência. Infelizmente, na maioria das vezes, o parceiro ou parceira não consegue se recusar, se impor e negar a relação. Entre as consequências disso estão o risco de doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a AIDS. Outra consequência é a gravidez indesejada que tem vitimado anualmente milhares de jovens e adolescentes que ficam com seus futuros profissionais, por intermédio dos estudos, comprometidos ou até impossibilitados diante de fatos dessa natureza.
 
Não saber dizer não para si próprio ou para o próximo, alicerçado em bons princípios e no senso de certo e errado, que a as pessoas normalmente possuem, pode sim abrir portas para caminhos indesejados, carregados de dor e sofrimento que os carregarão por toda uma vida.
 
Alicerce maior, entretanto, está no fortalecimento espiritual do indivíduo quando acredita em Deus, acima de todas as coisas e em seu filho, Jesus Cristo!
Por isso tudo é preciso sim saber dizer não para uma oferta que se apresenta e que entendemos que pode nos desviar do bom caminho!
 
Ouvir, ponderar, resistir e afirmar: “Não!” Simples assim, quando necessário.
 
(*Wilson Aquino é jornalista e professor em Campo Grande)