Collor e Lula 2018! O avesso de 1989

Collor e Lula 2018! O avesso de 1989
Legenda: Ao se anunciar agora pré-candidato, Collor (como Lula) revela o avesso 1989, quando derrotou o petista com a força do debate na TV Globo

Postado por Marco Eusébio , 20 Janeiro 2018 às 04:08 - em: Principal

No estilo "se ele pode, porque elle não pode?", Fernando Collor de Mello se anunciou pré-candidato à Presidência da República neste ano, assim como faz  (faz tempo) Luiz Inácio Lula da Silva. As pré-candidaturas dos protagonistas do histórico segundo turno das primeiras eleições diretas pós-ditadura, em 1989, fazem 2018 parecer um remaque frustrante da história.
 
Digamos que seja um remaque às avessas.
 
Afinal, hoje, nenhum dos dois consegue enganar tanta gente ao mesmo tempo e por tanto tempo. Ambos são alvos de operações da Polícia Federal. Collor (ainda) réu. Lula condenado. Coisas inimagináveis com "seres intocáveis" da política há 29 anos, embora alguns malandros digam o contrário e alguns (digamos) mal informados acreditem em tal lorota. 
 
Além da ignorância do eleitor em relação às boas intenções pregadas pelos candidatos daquela época (e sobre 'otras cositas mas')  muita coisa mudou de 1989 para cá, embora, na política, as práticas continuem semelhantes.
 
O que não mudou desde quando Lula e Collor se enfrentaram foi que desde aquela época, quando ainda existia Leonel Brizola, não surgiu nenhuma liderança com verve ou carisma capaz de encantar o eleitorado.
 
Ou seja, gostem ou não, ninguém pode negar que, de lá para cá, Lula continua sendo o mais carismático líder político do País. É isso o que o faz, embora condenado, respeitado e temido por adversários. E não as bravatas da Gleisi ou de outros de seus companheiros, como algum incauto possa imaginar. 
 
Somando todas as demais eleições presidenciais, o único (longe de ter esse carisma) que surgiu com algum dom para atrair eleitores, independente de partidos, tem sido, para a lamentável carência de opções do eleitorado, Jair Bolsonaro. Goste você, ou não, caro (e carente) eleitor.