Chacinas em prisões

Chacinas em prisões

Postado por Odilon de Oliveira (*) , 07 Janeiro 2017 às 16:28 - em: Artigos

Dez anos atrás, o PCC, fundado em 1993, desafiou o Estado brasileiro e aterrorizou a sociedade, com violentos ataques, morrendo quase 200 pessoas. Essas afrontas e assassinatos, embora em menor escala, nunca cessaram.
 
Agora, essa facção sanguinária, que o Brasil já deveria ter exterminado, volta-se contra seus concorrentes: Comando Vermelho (CV) e Família do Norte (FDN), chacinando dezenas no Amazonas, no primeiro dia de 2017. Em resposta, CV e a FND mataram 33 do PCC, em Roraima. E o fim não chegou.
 
Tudo isso vem ocorrendo porque o Brasil, cada vez mais, vem passando talco e perfume francês no crime organizado.
 
Subestimou o PCC e, agora, volta a ficar acuado, sem saber o que fazer.
 
O cuidado com as fronteiras, por onde passam livremente drogas e armas, responsáveis por 50% de toda a violência, tem sido praticamente nenhum. Cadê o dinheiro para a rápida implantação do SISFRON, projeto tão bem administrado pelo Exército Brasileiro?
 
O PCC briga pelo dinheiro das drogas, pelo domínio do tráfico no Brasil e fora dele. Para isto, enfrenta seus rivais e desafia o Estado brasileiro. As prisões estaduais foram privatizadas para o crime organizado. Quem manda nelas é o PCC. Os diretores de presídios e agentes penitenciários se tornaram reféns desses bandidos. É a profissão mais perigosa e esse risco se estende a suas famílias. Não tenham dúvidas.
 
Esses profissionais, neste cenário, são verdadeiros heróis. Em Mato Grosso do Sul, em nome de todos eles, parabéns ao diretor Airton Stroppa.
 
E agora, Brasil?
 
(*Odilon de Oliveira é juiz federal criminal há 30 anos e titular da 3ª federal em Campo Grande - MS)