A saia justa da Marilu...

A saia justa da Marilu...
Legenda: Lúdio Coelho e Marilu Guimarães no fim da década de 80

Postado por Marco Eusébio , 12 Maio 2011 às 01:39 - em: Garimpando Historia

Candidata do antigo PFL apoiada pelo então prefeito Lúdio Coelho para sua sucessão em Campo Grande nas primeiras eleições de dois turnos, em 1992, a ex-vice-prefeita e deputada federal Marilu Guimarães teve de fazer sua campanha na maior saia justa. É que se multiplicavam em todo o Brasil os protestos contra Collor e Lúdio impedia que ela se manifestasse contra o presidente da época para não correr risco de o Planalto deixar a cidade sem recursos federais para os projetos municipais.

 

Collor pedia à população para usar verde-amarelo em seu apoio e caras-pintadas saíam às ruas com fita preta. O Brasil fervilhava e a candidata tinha de se conter. Numa passeata local contra o ex-presidente, marqueteiros colocaram Marilu em esquina da Rua Dom Aquino para ela andar pouco menos de uma quadra com o grupo e poderem filmar para o programa eleitoral. Um dia, preocupada, ela convocou a equipe e questionou:

 
– "O que vamos fazer?”
 
O staff da campanha sugeriu que ela fosse conversar com o prefeito. Desfilaram uma série de argumentos que, garantiram, convenceriam o homem. Pelo jeito não conheciam Lúdio Coelho. Quando Marilu acabou de falar, ele "concordou" avisando, entretanto, que sairia da campanha. Ela, obviamente, nem tentou insistir. 
 
A deputada só foi à alforria no dia da votação do Congresso, quando apareceu nas redes de televisão dizendo sim ao impecheament. Lúdio viu o voto bombástico da pupila pela TV. Apesar de hipertenso, não precisou dos remédios. Sabia que, àquela altura, já não haveria ninguém assumindo a defesa do ex-presidente...  
 
Quanto às eleições daquele ano, Marilú foi para o segundo turno, mas Juvêncio da Fonseca (PMDB) acabou virando prefeito.